sábado, 24 de outubro de 2009

Música e Educação: Sigur Rós - Samskeyti e Ára Bátur


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=K1cqn3UDmp4

O maravilhoso vídeoclip acima, Samskeyti, da banda islandesa Sigur Rós(Rosa da Vitória) é uma daquelas canções etéreas, mágicas, que te levam a um estado de quase suspensão.
Totalmente instrumental, cada acorde, cada nota, cada movimento dos 4 músicos, acompanhados por um grupo de instrumentos de corda, como violinos e violoncelos, faz da canção Samskeyti a grande metáfora da vida e da educação.
Explico: Às vezes, para conseguirmos que projetos de trabalho sejam a extensão de nossa vida, precisamos nos reunir com amigos, parentes, colegas, vizinhos para que uma pequena sinfonia de interesses em comum se realize e que ideias e ideais tornem-se possíveis.
Muitas vezes, assim como a bela canção, precisamos apenas de uma harmonia social, e de um arranjo simples de poucas notas e acordes (um projeto didático ou não) para levar aos que nos cercam a um objetivo em comum.
O professor, que em espanhol é justamente chamado de maestro (mestre), é essa pessoa que conduz a sinfonia de vida de seus alunos no espaço escolar.
Cabe ao educador, utilizando-se de sua senbilidade, explorar os talentos individuais de seu grupo de alunos. Cada um tem uma aptidão e utilizar-se das artes em geral e da música, em especial, é uma forma de estimular o trabalho colaborativo.
Como numa sinfonia, cada instrumento tem um papel na estrutura musical e social. Da mesma forma, cada aluno pode ser de vez em quando solista de sua própria vida, mas numa turma, ele deve dar voz ao seu instrumento dentro de uma orquestração maior.
Cabe ao professor ser esse mediador de talentos a serem descobertos. Despertar aptidões no alunado.
Penso que o professor do século XXI deva ser um arte-educador para saber unir o útil ao agradável, a arte à cultura, a educação à tecnologia, a história à música, à fotografia à literatura etc.
Utilizar uma canção dessas ou outra qualquer para iniciar um trabalho coletivo é uma das formas de criar uma identidade com sua turma. Propor que criem em cima dessa canção um texto, outra canção ou o que der na imaginação, é outra possibilidade.
Considero esse video Samskeyti do Sugir Rós, a metáfora da vida, uma sinfonia infinita em que precisamos uns dos outros,com um Maestro Superior a nos guiar pelos sons, notas, números, letras, ruas. pessoas e destinos que compõem nossa existência.
Ainda que alguns se julguem virtuosos solistas, somos todos integrantes de uma imensa orquestra, chamada Vida, e cada nota e acorde, despertamos para um outro viver e reviver...

Minha contribuição, depois de ouvir a canção Samskeyti, da banda Sigur Rós, foi escrever o poema Imenso Amor, publicado em meu blog literário, chamado justamente de ControlVerso (unindo tecnologia e literatura), conforme link abaixo:

Imenso Amor

ControlVerso

Outra belíssima canção da Sigur Rós, com apoio de uma sinfonia, é a Ára Bátur, videoclip abaixo:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=NecFN-cfwlk

Outros videoclips do Sigur Rós, já destacados pelo Educa Tube:

Grósóli

Ára Bátur e Hoppípolla

Sigur Rós, destacado pelo blog Sobre Educação, da colega Elis Zampieri, de Curitibanos - SC - Brasil, professora da educação especial, que divulgou o videoclip, link abaixo, com grupo de dança formado por portadores de Síndrome de Down:

Svefn-g-englar

Por fim, Sigur Rós, ao vivo, em Paris:

Sigur Ros - Njosnavelin (acoustic live in Paris)

Um comentário: