quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Strangers (Estranhos)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RpjHSiQLPmA

O vídeo acima, intitulado Strangers (2004), com direção de Erez Tadmor & Guy Nattiv, é uma indicação do colega Robson Freire, de Itaperuna - RJ - Brasil, editor do blog Caldeirão de Ideias, pertencente à equipe do NTE Itaperuna.
Strangers trata de uma fantástica viagem de metrô, em que dois passageiros sentem-se estranhos um ao outro: um de origem judia, outro árabe. Mas por essas ironias da vida, se unem contra um inimigo em comum: os temíveis e intolerantes skinheads, os violentos racistas de cabeça raspada.
Para refletir sobre nossa passagem, enquanto estranhos um ao outro, sobre essa imensa e imprevisível estação chamada Vida.
De certa forma, até conhecermos alguém, seja parente, amigo, amor, essa pessoa é para nós um estranho, um desconhecido, um estrangeiro ao nosso mundo. Nem sempre estamos com nossas fronteiras abertas àqueles que nos rodeiam, mas muitas vezes é na necessidade, no imprevisto e até nas pequenas tragédias humanas que descobrimos que são muitas vezes os estranhos é que nos auxiliam quando mais precisamos.
Por conta de ideologias, religiões etc, muitas vezes acabamos estranhos uns aos outros. Mas o próprio destino que afasta as pessoas, poderá, como no vídeo acima, em certas situações inusitadas, aproximá-las com o passar do trem chamado Tempo.

Ainda falando de strangers (estranhos), aproveito para fazer um link (logo abaixo) deste post com um poema de minha autoria, chamado Palíndromo amoroso, publicado no meu blog literário ControlVerso. Texto poético que inicia e termina com os versos "Eram estranhos".

Palíndromo amoroso

2 comentários:

  1. Querido Amigo

    Essa verdade se dá nos relacionamentos virtuais. Hoje meus melhores amigos são virtuais. Tenho muito mais afinidade com o amigo que mora no Rio Grande que com o meu vizinho de rua aqui em Itaperuna.

    Excelente trabalho de desenvolvimento do vídeo e suas aplicações. Parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as tuas palavras, caríssimo amigo Robson. São pessoas, amigos virtuais como tu, Berna, Elis e tantos outros que me motivama desenvolver diversos projetos no mundo real e virtual. Sou fleizardo em poder contar com as indicações tuas e dos demais amigos e colegas, que um dia foram strangers e hoje são grandes colaboradores e amigos.
    O vídeo se presta a diversas interpeetações. Adorei, como todos os que me indicas. Muito obrigado pelo material, mas acima de tudo por essa fraterna amizade e coleguismo.
    Um abração, Zé.

    ResponderExcluir