Aprendizagem e Criação em Rede from Weslei Vianna on Vimeo.
O vídeo acima, Aprendizagem e Criação em Rede, foi indicação indireta, via Twitter de Debora Sebriam, Master em Engenharia de Mídias para a Educação, professora, multifuncional, em São Paulo - SP, Brasil e editora do blog Internetando. Trata-se de vídeo de Weslei Vianna referente palestra com Augusto de Franco sobre redes sociais. Um potimo material para quem já atua em redes sociais e/ou para quem deseja ingressar no mundo virtual. Traz conceitos e desmistifica outros, como Interação e Participação... Augusto diz que "Somos formados para o mundo centralizado (educação ainda é centralizada). Mas o mundo cada vez mais distribuído." Que "A natureza se adapta ao próprio meio" e que existe "A ilusão do mundo único... Quando se está em rede, o seu mundo é a sua rede." Para ele existem "Muitos mundos, através das diversas formas de comunicação..." A "Broadcast - Rede, que dá essa ilusão de mundo único." Mas afinal o que é Rede? Segundo De Franco, é preciso saber a "difereneça entre descentralização e distribuição, entre participação e interação... entre o site da rede e a rede; facebook e tuiter são os sites da rede, a rede social são as pessoas interagindo e não a rede/ferramenta". A seguir, mostra o diagrama de Paul Baran que trata das estações de trabalho, em que o primeiro modelo é o centralizado, em que a rede possui um centro único, na descentralizada, muitos centros... e na distribuída ocorre uma distribuição de tarefas a maneira dos neuronios conectados no cérebro, múltiplas conexões". Conforme Augusto, "99% das organizações são descentralizadas, não há um link direto" com a chefia maior. E que "Redes mais distribuídas que descentralizadas são multiplos caminhos de chegar." E ainda afirma que "não são as pessoas que fazem a diferença mas a maneira como são distribuídas", no que concordo plenamente. A escola não é distribuída, muitas vezes é centralizada na figura do diretor ou descentralizada em outros centros que nem sempre se comunicam ao mesmo tempo e espaço. Para De Franco "participação é reunião, uma parte de um negócio, cuja as regras já existiam antes da interação dele. Interação é conviver" e dá o incrível exemplo do torpedo/sms e seu papel social em diversos eventos mundiais, como recentemente no conflito que depôs o ditador Mubarak, no Egito, em que a Rede de Internet foi bloqueada pelo governo, mas que através de torpedos, as pessoas mantiveram contato. É o que chama de modelo p to p, ou people to people, pessoa para pessoa... Penso que o uso sitemático e distribuído de sms no espaço escolar e fora dele, por professores e alunos - desde que haja um programa de barateamento ou isenção disto, tipo o professor cadastrar sua turma numa empresa de telefonia e pague um centavo, ou sejam todos isentos - seria grande revolução na educação, pois poderiam ser envados arquivos no formato Podcast, com áudio, que seriam editados via programas como Audacity, em que basta ter um computador e um microfone e fazer um arquivo de som, como atividade complementar e enviar aos alunos. Estes pediram reenviar suas produções e todo esse rico material ficar armazenado, ou na Nuvem, ou nalgum computador, HD externo etc. Mas para isso, requer uma distribuição que venha de cima para baixo, em que o professor é um dos elos dessa Rede, que requer comprometimento do gestor escolar, o gestor público, toda equipe diretiva, corpo docente e discente, comunidade escolar e sociedade. Entretanto, atualmente, por desconhecimento ou receio, fones celular e várias m´dias e redes sociais são proibidas no espaço escolar... De Franco demonstra que "só somos pessoas por que imitamos outra pessoa, uma criança não sobrevive sozinha. Aprendizagem é imitação, baseado num fenômeno não voluntário, mas da interação social". E remetendo-me à formação de professores, vejo também que é preciso distribuir a Rede, não penas lógica e sem fio, no que tange à informática, mas a rede social da própria esocla, usando ou não as tecnologias... prover e promover espaços físicos e temporais de diálogo entre os educadores, para roca de experiências, dúvidas e certezas. Afinal, por imitação, primeiro reproduzindo o que o colega fez, depois produzindo o próprio conteúdo, ai sim, a Rede será melhor distribuída, outros educadores poderão conhecer o trabalho do colega, que às vezes mal tem tempo de dizer bom dia, que trabalham no mesmo espaço público, porém, só se encontram nos intervalos para o café ou reuniões administrativas, conselhos escolares. Há que ter um espaço próprio para formação continuada, troca de experiências e planejamento distribuído de ações. Por fim, De Franco conclui dizendo que "os mundos ficam menores a medida que há a interação, quanto mais interativo, mais contraí o mundo" e mais aproxima as pessoas, mesmo que vivam a quilômetros de distância uns dos outros. Uma ótima palestra para se pensar na Rede e no Social, nem toda rede é social... nós que damos o foco social a uma rede ou não... Uma rede social escolar é a reunião de educadores interagindo com foco e função social em sua comunidade escolar. Para De Franco "a tecnologia não muda a sociedade, mas o uso dela que a faz social. A sociedade que força a tecnologia a se inovar", e percebo bem isso a partir de pesquisas no Twitter e Facebook. Muitos recursos vão surgindo a partir de uma demanda natural que ocorre dentro das próprias redes, que as vão inovando e renovando. Augusto relembra que "os apaches faziam rede com sinal de fumaça, os africanos com tambor, com essas mídias pode-se fazer rede", "a declaração de independência dos EUA foi feita em rede: a carta, [a pena e o tinteiro], e o cavalo; escrita por muitas mãos. A mídia era a própria carta." Penso que uma bilbioteca esoclar bem utilizada promove uma rede, uma corrente do bem, de troca de saberes entre professores e alunos, muito melhor que um laboratório de informática mal utilizado, de forma apenas recreativa e de pesquisa simples no Google, sem um planejamento efetivo de utilização das TIC e mídias com enfoque social e educacional. Uma palestra provocadora e motivadora que socializo com os visitantes e seguidores do Educa Tube.
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