segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Memórias



Memórias, vídeo acima,descobri no You Tube e trata-se de material para refletir sobre o poder das imagens no tempo e no espaço. Vencedor de diversos prêmios (2010/2011), um curta-metragem que escrito, dirigido e ediutado por Radoslaw Sienski, tem como canção a belíssima Runalong (versão acústica), da banda eslovena Silence (vide vídeo abaixo).
Um senhor idoso que caminha pela rua e vai recolhendo filmes fotográficos com cenas de sua vida, que passa ser automaticamente revivida, algo que remete também ao filme Efeito Borboleta, em que um jovem ao fixar a visão sobre uma fotografia, volta literalmente ao passado para tentar modificá-lo. Mas a cada mundança outras coisa vão se alterando ao redor, não apenas em sua vida mas nos demais...
Memórias é um material que bem pode ser usado no retorno das aulas, com alunos, para a partir de imagens descrever a vida e o entorno de cada um, criando com essas imagens um mosaico da própria turma. Ou pensar, no retorno em sair com a turma no entorno da escola fotografando coisas que posam ser trabalhadas dentro do conteúdo da disciplina, unindo texto e contexto. Uma sugestão apenas.
Afinal nossa memória visual grava em cada espaço um pouco do tempo passado, que é revisitado quando se retorna ao local ou quando se revê fotografias daquele tempo perdido dentro de nós...
A vida passa como um filme, numa sucessão de frames, dos mais relevantes, das alegrias e tristezas. Para alguns a vida é curta e de curta-metragem, para outros parece um longa-metragem. Que possamos fazer de nossas memórias um refúgio e um sentido para a própria vida.



Vejam também cena 1, do filme Efeito Borboleta, que pode ser assitido na íntegra no You Tube, através do vídeos correlados. Trata de memória, história, viagem no tempo, etc. Recomendo. Com uma intepretação comovente de Ashton Kurcher, conhecido mais por comédias românticas e de besteirol, que neste filme prova seu talento. :-)))

Nenhum comentário:

Postar um comentário