terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A beleza da polinização



O vídeo acima, chamado A beleza da polinização, foi indicação, via Facebook, da amiga Rosa Barros, psicoterapeuta holística do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora do blog Refletindo. Trata-se de mais que um belíssimo vídeo com cenas de polinização, mas como a evidência maior de uma força superior que rege o universos, como se este fosse mesmo um imenso sistema operacional com seu algoritmo próprio. Tudo funciona com perfeição, os ciclos, os ecossistemas, tudo feito para funcionar como uma engrenagem harmoniosa... Cabe à humanidade perceber e respeitar esse sistema perfeito e preservá-lo, enquanto ainda é tempo. Um rico material, não apenas para tratar meio ambiente e educação ambiental, mas para tratar de relações humanas e sociais, de trabalho coletivo, como em colmeia, etc. Um divino material como prova da presença de Deus - independente da crença de cada um - entre nós... Amém.
Como diz o slogan da apresentação no You Tube: We are all dependent to each other. Taken from TEDTalks
Nós somos todos dependentes um do outro.
Endosso, adoço e repasso...
Como escreveu Erico Verissimo em sua autobiografia Solo de clarineta, existem escritores que são fecundantes de outros escritores. Parafraseando-o, digo que existem educadores polinizadores de outros educadores, que graças ao seu fazer pedagógico estimularam a outros alunos seguirem sua profissão e vocação. Sim, há que se distinguir profissão de vocação, pois a primeira é um cargo e a outra uma função. Nem todo professor é um educador. Educar é dialogar, é polinizar ideias e ideais em uma turma, como flores num jardim. Algumas se abrirão e colorirão os dias de outros; outras secaram ou servirão de modelos para naturezas mortas em pinturas estáticas de paredes mofadas...
Educar é fazer florescer o saber prévio, que o aluno traz de casa, aliado ao saber formal que aprenderá na escola... :-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário