quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Os fantásticos livros voadores

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore from Moonbot Studios on Vimeo.


http://vimeo.com/35404908]

O fabuloso vídeo acima, Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore, foi indicaão que recebi, via e-mail, da professora Josane Batalha Sobreira da Silva, educadora de 5º ano em escola particular em Valinhos (SP), mas morando em Campinas - SP - Brasil e editora do Josobreira's Blog.

Um vídeo multicultural, pois une cinema mudo e homenageia o ator Buster Keaton, além de valorizar o poder de voar na imaginação da literatuta, unindo realidade e ficção, o furacão Katrina e Mágico de Oz.
Para refletir sobre o livro sem letras e o mundo sem palavras... Seria de fato um mundo sem cor, sem imaginação. O livro traz vida e cor a nossa vida. O livro da nossa vida é escrito a cada dia, como bem demonstra o vídeo.
Uma biblioteca viva, que bem poderia ser o espaço de uma escola.
Os livros se alimentam de letras em forma de sucrilhos...
Os livros tem idade, que nem gente, e também envelhecem, requerendo cuidados.
Através do voo da imaginação, os livros nos rejuvenescem. Eis a lição.

Endosso a opinião da educadora Josane Sobreira: "Uma das mais bonitas animações que já vi. Livros parados e que não são lidos estão mortos, dependem dos leitores para que se espalhem. É uma história para pessoas que devotam suas vidas aos livros e para as quais os livros retornam o favor e uma alegoria ao poder curativo de uma história".

Apresentação do vídeo acima no portal de vídeos Vimeo:

Inspirado, em fatos como o furacão Katrina, Buster Keaton, O Mágico de Oz, e um amor pelos livros, "Morris Lessmore" é uma história de pessoas que dedicam suas vidas aos livros. Morris Lessmore é uma alegoria sobre os poderes curativos da história. Usando uma variedade de técnicas (miniaturas, animação por computador, animação 2D) premiado autor / ilustrador William Joyce e Co-diretor Brandon Oldenburg apresentam uma experiência nova narrativa que remonta aos filmes mudos e musicais da MGM Technicolor.

Um comentário:

  1. amei está animação, o livros é a maneira de conhecer o mundo,e ficar por dentro de tudo aquilo que acontece e é também pois é a unica maneira de vermos o mundo mais colorido, mais belo e mais cheio de cores! Afinal, não passa de uma pura verdade, os Livros é a unica coisa que nos faz aprender de certa forma.
    um abraço
    Maria Nunes

    ResponderExcluir