quarta-feira, 21 de maio de 2014

Vai aparecer uma casquinha e Brincadeiras em dia de chuva: dois pequenos vídeos e duas grandes descobertas




O vídeo acima Vai aparecer uma casquinha, trata-se de animação de Marcus Correa, de Curitiba, PR, Brasil, que descobri via Facebook e conta a história de "Júlia e Marrie [que] são duas irmãzinhas gêmeas que adoram pular e correr. Até que, certo dia, a Marrie cai e machuca a mão. O que será que vai acontecer agora?".
Do mesmo autor, descobri no You Tube outra interessante animação, chamada Brincadeiras em dia de chuva (logo abaixo) que traz as mesmas personagens "Júlia e Marrie [que] são irmãzinhas gêmeas que adoram brincar no jardim num belo dia de sol. O problema é quando está chovendo. Como se divertir dentro de casa?:



Mais do que duas animações, é um ótimo material para lidar com crianças sobre as descobertas do mundo, no caso do machucado na mão, como sobre as possibilidades de aprender se divertindo, não apenas quando chove, mas quando também falta energia elétrica e a maioria dos brinquedos modernos, elétricos e eletrônicos tem seu desempenho comprometido, quando acaba a bateria.
Vejo inúmeras possibilidades educacionais de uso dos mesmos. Uma delas, na criação literária, já que o vídeo não possui diálogos e as crianças que o assistirem poderão criar uma narrativa oral e/ou escrita simples para aquela história feita apenas por imagens, e o professor pode registrar, seja por arquivo de áudio ou vídeo no próprio celular, ou apenas por escrita no caderno do próprio aluno. Há também a possibilidade de reflexão sobre como eram as brincadeiras de pais e professores e de alunos e filhos... Sem falar na questão da reciclagem que era feita pelos pais e avós das crianças de hoje, quando faziam seus próprios brinquedos com sucatas, como caixas de papelão, latas de óleo de cozinha e leite em pó, bambu, papel, linha etc.
Enfim, a criatividade do professor poderá incentivar seu alunado a fazer inúmeras descobertas a partir de dois pequenos vídeos motivadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário