terça-feira, 6 de maio de 2014

Como Lobos Mudam Rios: Um Mal Necessário ao Ecossistema (Parece fábula mas é realidade)




O espetacular vídeo acima Como Lobos Mudam Rios foi-me indicado por e-mail pelo professor Robert Betito, do IFRS - Campus Rio Grande, RS, Brasil e trata-se de um fato real que parece até uma fábula, pois conta a incrível história ocorrida com o Parque Yellowstone (EUA), na década de 1990, quando biólogos resolveram reintroduzir lobos na área da floresta, haja vista que estavam em fase de extinção.
O que poderia parecer apressadamente aos leigos um ato impensado, temerário, tornou-se a prova real de que na vida, na sociedade e nos ecossistemas, principalmente, há que se conviver com o chamado "mal necessário", no caso, os lobo, predadores naturais de várias espécies, mas que com sua reintegração àquele meio ambiente, ao invés de promover o caos, trouxe de novo o equilíbrio à região.
Muitas surpresas ocorreram, após este ato, inclusive para os biólogos que puderam observar e acompanhar a ação dos lobos, afugentando a imensa manada de cervos que pastava em toda parte, sem predador natural e que precisou fugir para áreas mais remotas do parque, devolvendo com isso o pasto às planícies, e consequentemente, evitando o açodamento dos rios, a erosão e tudo mais...
Impressionante, maravilhosa, espetacular e fabuloso... Prova de que para toda ação há mesmo uma reação... Neste caso, uma bela reação da Mãe Natureza à intervenção - nem sempre - saudável do bicho chamado Homem.
Compreender o meio em que se vive, promover saudáveis interações, avaliar suas ações e reações, coisas que todo educador deveria se espelhar, ao assistir este vídeo... Afinal, nossas ações promovem sempre reações - positivas ou negativas - no meio em que convivemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário