quarta-feira, 7 de maio de 2014

Imagine um mundo sem ódio (Para refletir sobre a intolerância nossa de cada dia)




O vídeo acima Imagine um mundo sem ódio, descobri no portal Social Fly e trata-se de bela, criativa e comovente ideia. Imagine se pessoas como Martin Luther King, Anne Frank e outras personalidades, que perderam a vida por conta da intolerância, pudessem ter vivido mais tempo para contribuir com um mundo melhor? Um jogo de imagens que casam com a mensagem da canção Imagine, de John Lennon, também uma vítima do ódio... Quanta coisa poderia ter mudado. O mundo talvez fosse outro.
Apesar disso, vale a pena lembrar e não esquecer jamais do pensamento destes e doutros tantos que deram a vida, lutando por um mundo melhor para todos nós...
Como mostra o vídeo: "Se todos nós ficarmos de pé contra a intolerância, nós poderíamos mudar a história".
Respeitar as ideias alheias, sem fundamentalismos políticos, religiosos, esportivos; incentivar o debate, a crítica e a auto crítica são formas de proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos que vivem em comunidade.
Há muita intolerância e ódio no mundo, e em período eleitoral, as redes sociais tornam-se quase palco para batalhas campais (verbais), em que não se pode expressar a opinião sob pena de ser agredido verbalmente, bloqueado, por patrulheiros de plantão, que muitas vezes sequer dominam o conteúdo que querem criticar ou defender. Há pouca defesa de ideias e ideais e muita defesa e ataques de projetos políticos partidários. Percebo muita gente contra algo ou alguém, mas poucos a favor da defesa da opinião alheia, ainda que discordante da própria, dialogando com civilidade, respeito, cidadania.
Todos defendem a liberdade de expressão, mas inclusive a grande mídia, alinha-se a um grupo político em sua defesa, e ataque sistemático ao grupo adversário num maniqueísmo digital binário e brutal.
Como declarou Carlos Moreira Jr. (representante Twitter Brasil), em programa de esportes na TV, falando sobre possíveis erros de arbitragem no futebol e que remeto à vida em geral: "Há que separar fato de interpretação". A intolerância não permite este diálogo e análise de fatos sob os mais variados ângulos tridimensionais, promovendo a ampla interpretação dos mesmos. Às vezes há uma discussão rasteira sobre temas extremamente complexos.
Apesar disso, podemos semear ideias de solidariedade, de respeito, de cooperação uns entre os outros. Para isso existe as redes sociais, sejam elas digitais ou não... Mas desde que tenham de fato e de direito o sentido social de convivência saudável com o diverso, com o contrário, com a defesa do direito a todos terem sua opinião sem que isso seja visto como um fato agressivo.
A família é a primeira rede social, depois vem a escola, em seguida a sociedade em geral... E cada uma delas deveria incentivar o amplo debate de ideias até esgotá-las, sob todos os pontos de vista...

Nenhum comentário:

Postar um comentário