quinta-feira, 1 de maio de 2014

Arrisque tudo. Quem ganha fica: a vida é mais que um jogo e o mundo mais que uma bola




O vídeo acima Arrisque Tudo, assisti na TV e achei no You Tube, e trata-se de um incrível, criativo e divertido comercial de famosa marca de material esportivo que demonstra de forma didática a identidade entre o fã e seu ídolo no campo de futebol. E é um ótimo material para falar do espelhamento social que artistas, seja da bola, do cinema, música, dança etc têm nos jovens. Do cuidado que celebridades devem ter e dos valores que podem passar.
No caso do vídeo, que é um belo curta-metragem, trabalha também com o imaginário infanto-juvenil, contando a história de meninos que se reúnem num campo dos sonhos, em que cada um brinca com o outro, imitando e se transformando literalmente em seu ídolo.
Há partes hilárias como o menino na pele do Neymar Jr, faz uma jogada que outro o desmascara dizendo que o original jamais faria isso. Ou seja, a crítica, a análise, a avaliação... Noutra cena há a duplicidade do jogador Davi Luiz, em que dois garotos se identificam com o mesmo jogador, mas veem cada um como a sua versão mais fiel.
Enfim, neste campo dos sonhos, desfilam craques do futebol (evidentemente patrocinados por esta marca), como: Cristiano Ronaldo, Neymar Jr., Wayne Rooney, Zlatan Ibrahimović, Gerard Piqué, Gonzalo Higuaín, Mario Götze, Eden Hazard, Thiago Silva, Andrea Pirlo, David Luiz, Andrés Iniesta, Thibaut Courtois, e Tim Howard.
O Educa Tube muitas vezes já comentou que "o futebol é a grande metáfora da vida", pela questão esportiva de haver vitória, empate e derrota, e da superação de limites, do recomeçar, da bola como uma imagem do globo terrestre, e das voltas que tanto o mundo do futebol, como a própria vida dão...
Quando se arrisca tudo o possível, no jogo da vida, quem ganham é o esporte e o próprio viver. Quando se ousa, se aprende a driblar os problemas e os adversários, com criatividade, objetividade e simplicidade, tudo fica mais fácil.
Por fim, uma bela mensagem, quando surge um menino que cobra um penálti, diante de uma multidão idealizada e se inspira em seu próprio talento para realizar seu sonho e fazer um belo gol.
Aproveito esta postagem para mostrar outro vídeo cujo tema é futebol, estrelato pelo genial Leonel Messi, patrocinador por outra marca de material esportivo, mas que se trata de comercial de telefone celular, intitulado The Developer (O desenvolvedor). logo abaixo, e que é um outro belíssimo curta-metragem (musical, ao som a canção "Royals", do grupo Lorde), contando uma história sob ponto de vista de um menino que vê o campinho de seu bairro de moradores de baixa renda ser adquirido por um grande empresário, supostamente para ser demolido tudo para algum empreendimento imobiliário. Mas vejam a surpresa ao final do mesmo.
Esta geração não conheceu os campos de várzea do passado, onde os bons jogadores de futebol cresceram jogando as famosas "peladas" com bola de pano, de meia, de couro... Hoje, quem deseja aprender futebol, na maioria, na falta de um campo em seu bairro, num terreno baldio ou não, precisa ir para as chamadas "escolinhas de Futsal".
O vídeo com Messi fala de um tempo perdido na memória e da reconstrução do passado através justamente do resgate deste passado pela memória sentimental de cada um... No caso de Messi, ele também viveu num bairro de baixa renda em Buenos Aires, Argentina, até ser descoberto pelo seu incrível talento esportivo e tornar-se um dos maiores ídolos do futebol atual. O esporte o fez superar seus limites.
Segundo apresentação do vídeo no You Tube: "Os acontecimentos desta história são uma releitura dramática de projetos reais concluídos pela Fundação Messi. O filme foi dirigido por Adam Hashemi".
Outro belo vídeo para tratar de esporte, educação e sociedade.



Abaixo, o videoclipe da canção Royals, da banda Lorde, que tem como pano de fundo também o mundo dos esportes e a figura central de um jovem:



Abaixo, link para tradução da referida canção:

ROYALS - LORDE (TRADUÇÃO)

3 comentários: