quarta-feira, 20 de agosto de 2014

As incríveis "formas de vida" movidas a vento (o ar em movimento e o poder da imaginação)


Compilation from Strandbeest on Vimeo.


O vídeo incrível acima Compilation, encontrei via redes sociais no portal Cena Pop, trata-se da incrível compilação de diversos vídeos sobre a criativa obra de Theo James, artista holandês, especialista em cinética, que cria "formas de vida" que se alimentam de vento.
De acordo com a notícia do referido portal:

"(...) o artista holandês (...) está ocupado desde o ano de 1990 com um desafio pessoal: criar novas formas de vida.
Para mostrar seu avanço, ele alimenta uma página na internet que ganhou o mesmo nome de suas criaturas: Strandeest. É óbvio que essas “máquinas” não têm vida, mas vê-las se movimentando é algo realmente espantoso.
'Desenvolvi esqueletos que transformam o vento em energia para caminhar, assim eles não precisam se alimentar', explicou Theo.
Um vídeo oficial do projeto (abaixo) mostra parte do que ele conseguiu. Algumas das estruturas parecem criaturas gigantes, que se movimentam suavemente movendo suas pernas pela areia da praia".
A ideia de Theo é libertar a versão final dessas estruturas em praias e lugares que ventam bastante, para que possam viver livremente".


Um incrível exercício de imaginação, não apenas de seu autor, mas levando em conta a mecânica da natureza, a força dos ventos, o surpreendente balé feito a partir da casualidade, em que os espectadores chegam a crer que aquelas exóticas esculturas possam ter vida.
Pensando como educador, mais do que artista, e vendo estas imagens, penso que conhecer o meio e as forças que nele atuam, ajuda e muito em qualquer tipo de interação entre seres vivos e inanimados, ainda que manipulados pelo vento, como neste vídeo fabuloso. Todo educador, seja pai ou professor, deveria sentir o clima de sua turma/escola/família o que ajudaria e muito nesta interação...
Creio que este vídeo seja um ótimo material para professores de Ciências e Física analisarem junto com seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário