quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Casa Redonda de Maria Amélia Pinho Pereira, a Péo, pedagoga, e o brincar na educação infantil




O vídeo acima Casa Redonda, apresenta projeto da Peo - Maria Amelia Pereira, pedagoga de São Paulo, SP, Brasil que afirma o brincar na educação infantil.
De fato, criança tem o direito de ser criança, de poder brincar, de conviver com outras crianças, de compartilhar experiências reais e imaginárias, de conhecer brinquedos antigos, pois educar é dialogar com a memória e o esquecimento. Do resgate de atividades e práticas relevantes.
Para Péo, o "brincar é a raiz da alegria para a humanidade" e seu trabalho descobri na rede social, através de texto de Marcus Lopes (link abaixo) e depois localizei o referido vídeo no You Tube, no interessante canal Memórias do Futuro: Olhares da infância brasileira.

PEDAGOGA REVOLUCIONA EDUCAÇÃO INFANTIL

O canal de vídeo Memórias do Futuro: Olhares da infância brasileira, possui temas como: brincadeiras com natureza e com corpo; oralidade e uploads.
Abaixo, link para o portal educacional:

MEMÓRIAS DO FUTURO: OLHARES DA INFÂNCIA BRASILEIRA

Neste portal, as escolas podem se cadastrar no projeto Caravana Tecnobrincante, que conforme dados do próprio site, trata-se de:

"Exposição multimídia itinerante com exibição de vídeos, brincadeiras tradicionais e tecnológicas, contação de histórias e cantigas. Durante 40 dias, a Caravana percorreu 19 comunidades do Mato Grosso do Sul em aldeias, escolas públicas, praças, centros comunitários, comunidades ribeirinhas e outros espaços culturais das cidades de Campo Grande, Corumbá e Amambai.
Durante a Caravana Tecnobrincante são exibidos os conteúdos audiovisuais produzidos pelos jovens do projeto. As comunidades compartilham suas histórias de vida e brincam em uma estrutura móvel que integra tradição, tecnologia, imaginação e alegria.
Para agendar uma apresentação da Caravana Tecnobrincante entre em contato por email ou ligue para:(67) 9979.6227, com Lia Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário