quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Closet: Nunca subestime uma verdadeira história




O vídeo acima Closet: Nunca subestime uma verdadeira historia, descobri nas redes sociais e trata-se de comercial feito para o CANAL +9, da França, e é uma divertida e irônica forma de mostrar o poder da contação de histórias, por mais absurda que seja, desde que, trabalhando com o imaginário, convença o leitor/espectador.
Afinal, literatura e cinema são obras de arte, ficções que não têm compromisso com a realidade, mas que criam um mundo quase real para aquele que acredita no que esta sendo narrado...
NO caso do vídeo acima, o marido encontra outro homem dentro do closet e acredita piamente na história que aquele lhe conta...
Sabemos que um bom autor se diferencia dos demais nem tanto pelo que ele conta, mas a forma deste contar...
Lembro-me de que certa feita, um amigo historiador se indignou com o conteúdo de um romance histórico, em que personagem real tinha seu papel invertido na história oficial de uma guerra regional. Naquela época, comentei com ele justamente este papel da arte de não ser espelho literal do real, mas uma distorção, que promove uma reflexão, seja uma retrovisão sobre o passado ou uma projeção sobre o futuro.
O escritor que mudou a personagem de lado na disputa política, era um grande pesquisador do tema, e logicamente não foi um engano, mas um recurso narrativo proposital para provocar no leitor essa reflexão sobre, se o personagem real era mesmo o único a agir de forma violenta em uma guerra. Ele poderia tanto estar de um lado como do outro, embora tenha se notabilizado como degolador de apenas uma facção, quando sabido era que a degola tornou-se ato praticado pelos dois lados durante aquele conflito.
Quando se conta um conto sempre se aumenta um ponto, diz a sabedoria popular. E quando se propõe contar uma história há que se tentar encantar o leitor para um fato corriqueiro ou sobrenatural, de uma forma que ele tenha essa imersão naquela narrativa. Eis o papel fundamental da literatura: ser arte e entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário