quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Ensine seu filho a ser persistente (Aprenda com seu aluno a ser criativo)




O vídeo acima, Ensine seu filho a ser persistente, com a pedagoga Jeanine Rolim, descobri via Twitter de Marcos Meier, , Mestre em educação, psicólogo e professor de matemática de Curitiba, PR, Brasil, que além disso é palestrante nacional e internacional, e editor do portal "Marcos Meier: Educação e Psicologia".
Jeanine Rolim fala do tema: "Persistência - como ensinar as crianças a serem persistentes. Por que a persistência deve ser ensinada? Por que muitas crianças desistem logo do que estão fazendo?"
Um vídeo que veio ao encontro do que comentava nas redes sociais sobre experiência que tive recentemente com meu filho Allan, de 9 anos, quando nas férias de julho, levei-o a um "parque de diversões" com jogos eletrônicos em grande shopping center da capital (Porto Alegre, RS, Brasil) e lá ele jogou e não se deu muito bem num simulador de voo, dizendo que era muito difícil manter o voo virtual. Comentei com ele da importância de aprender com os erros, e que não se deve desistir apenas por conta de uma dificuldade, ainda mais quando esta é digital e permite ousadias sem maiores prejuízos a sua integridade física e emocional (claro que falei isto em uma linguagem acessível a um garoto de 9 anos!).
Pensando estes dois momentos, a interação com meu filho e o vídeo acima, penso em suas implicações e possibilidades educacionais, justamente quando sabemos que tanto o jovem como o adulto, diante da complexidade da vida real (os jovens) e da vida digital (os adultos), travam, desistem ao primeiro desafio, não tendo a devida persistência.
Todo educador, seja pai ou professor, é um tripulante que já tem muitas horas de voo, sejam reais ou imaginárias, muito mais do que seus filhos e alunos e, portanto, e por conta disso, deveriam assumir o comando da Nave-Mãe, em companhia de seus filhos e alunos, convidando-os para serem seus copilotos em voos, utilizando ou não simuladores (TIC, mídias e redes sociais), ou apenas breves passeios pelo entorno da escola.
Utilizando esta metáfora do voo, cabe dizer que, via de regra, passageiros são os alunos, durante certo período escolar, mas que os professores e os pais são eterno educadores por toda a vida, além da aposentadoria oficial, afinal, como bem me comentou certa vez a colega e amiga Sonia Bertocchi, educadora de São Paulo, SP, Brasil e editor do blog Lousa Digital: "Professores se aposentam, educadores jamais".
E pensando nessa longevidade do professor na escola, até a sua aposentadoria, cabe destacar que aqueles que são criativos conseguem mobilizar a criatividade nata do aluno, que poderá ser sim um coautor, um copiloto nessa jornada...
O professor não precisa dominar os multimeios e sim o seu conteúdo programático. Saber de onde veio, quem é e para onde vai em sua atividade escolar. O professor não precisa inventar um telescópio para dar aula de astronomia, da mesma forma que não precisa dominar estas tecnologias como um especialista, desde que delegue aos alunos, que sabem melhor que qualquer adulto e mexer nas TIC, mídias e redes sociais este papel social de parceiro, apoiador em projetos e atividades educacionais. O professor não precisa inventar todo o dia a Roda, mas fazer as pedras rolarem, e a imaginação dele e do aluno viajarem juntas pelo mesmo plano de aula e de voo, com as devidas escalas entre o embarque do ano letivo e seu desembarque ao final do mesmo.
Para refletir, debater e divulgar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário