quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Projeto "Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias" (arte, cultura, educação e sociedade)




O vídeo acima, veiculado em setembro 2014 pela RBS TV Rio Grande-RS, trata-se do Projeto "Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias", da EMEF Barão do Rio Branco, de Rio Grande, RS, Brasil, sob coordenação da professora Marilene Silva e apoio da equipe diretiva da instituição de ensino.
Iniciou a partir de oficina de oficina de criação literária, denominada Lego Poesia, projeto experimental criado pelo professor José Antonio Klaes Roig - editor do blog Educa Tube (http://educa-tube.blogspot.com) - que recebeu convite da escola para tal atividade, que consistia em utilizar peças coloridas de montar (tipo Lego) e livros de histórias infantis para despertar o interesse pela poesia nos alunos de 4º e 5º anos da referida escola. Oficinas que ocorreram nos anos de 2013 e 2014, e que resultaram, posteriormente, neste projeto elaborado pela prof. Marilene que expôs o resultado a pais, alunos e professores da escola, através de "Varal da Poesia", bem como conseguiu apoio da Padaria Gaúcha, da cidade, para estampar no papel de embrulho de pães (saco) os trabalhos poéticos (poema e poesias) dos alunos.

O projeto "Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias", conforme sua autora, a professora Marilene Silva, "tem como objetivo trabalhar a poesia em sala de aula e o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida cotidiana de cada aluno e assim, através desse contato, estimular a escrita de poesias e atividades pedagógicas que proporcionem conhecimentos e descobertas".

Trabalhar educação, unindo arte, cultura e sociedade é uma maneira de promover a interação efetiva entre professor e aluno, estimulando o imaginário, a criatividade, o diálogo entre gerações.
O Educa Tube e, especialmente, seu editor, agradecem à EMEF Rio Branco pela possibilidade de poder apresentar aos alunos um projeto educacional experimental - Lego Poesia - que possibilitou, posteriormente, a criação pelos professores da escola de outros projetos, como a mostra de criatividade, a Feira do Livro e o "Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias".
Viva a rede social educacional, que compartilha experiências de vida e de trabalho.

Abaixo, a bela poesia da aluna Ana Gabriela, do 4º ano, intitulada "Será que eu posso voar", inspirada na história "O menino que queria voar", conto escrito por mim, José Antonio Klaes Roig e ilustrada por meu filho Allan (de nove anos), inspirada na vida de meu pai, o artista plástico José Américo Roig, o Zeméco:



Observação: Para ver em tamanho maior a poesia, basta clicar duas vezes sobre a imagem.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Gracias, Elenara. Não tinha visto teu comentário. É um projeto derivado do meu Lego Poesia, que se tornou independente, emancipou-se. :- Um abraço,

      Excluir