segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dança por Viviane Mosé: Por uma filosofia de vida poética, educativa e curativa


Bom dia amigos! Vejam que maravilha eu recebi via watsap. Seria egoísmo guardar so para mim. Bjs

Publicado por Lina Jucá em Quarta, 4 de fevereiro de 2015


O belíssimo vídeo acima Dança, da psicóloga, psicanalista, poeta e escritora Viviane Mosé, do Espírito Santos, Brasil, descobri na Facebook do colega e amigo José Henrique Freitas, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasl e trata-se de uma bela interpretação poética que também serve para reflexão sobre o cotidiana e sobre as doenças do corpo, que a dança e as artes em geral, e a poesia, em especial, podem curar.
Já dizia Sêneca, na antiguidade, que "É parte da cura o desejo de ser curado". E muitas de nossas doenças são mais emocionais (psicossomáticas?) do que fisiológicas. Na educação, muitos professores têm adoecido pois conta do estresse, da pressão, até da violência que alguns estão expostos em seu fazer pedagógico.
Nem contexto dramático e trágico para alguns, a poesia e as artes podem ser esse espaço mágico para catarse, para diálogo, para descoberta de talentos, para socialização, integração e interação social.
E como o editor do blog Educa Tube Brasil sempre diz aos colegas e amigos: "Que a poesia dos dias nunca nos desampare, apesar dos pesares". A arte e a cultura são linguagens universais que tocam fundo a alma de quem é ainda humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário