segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Kiwi! O Passarinho que Não Podia Voar (Animação criativa e reflexiva)




O vídeo acima, Kiwi! O Passarinho que Não Podia Voar, descobri por acaso nos vídeos correlatos do You Tube, e trata-se de "emocionante curta metragem de animação, onde o personagem ultrapassa seus limites para alcançar o seu sonho", confirme indica a apresentação do mesmo.
Fato! Muitas vezes somos obrigados a viver na horizontalidade de um olhar, quando podemos mudar a perspectiva, verticalizando as percepções sobre as coisas e gentes.
Kiwi! é essa metáfora do desejo do ser humano ir além da linha do horizonte de expectativas, ultrapassar suas próprias limitações. No caso do pássaro, este impedido de voar na forma convencional, resolve inovar, invertendo a lógica daquele mundo. Um salto, que para uns é para o abismo, para outros, pode ser para um novo futuro e perspectiva de vida.
Todo salto é muitas vezes no escuro, pois se o passado já é peça de museu, o futuro ainda é uma peça de ficção, sendo construída diariamente.
Kiwi! usa a topografia da região para criar uma cartografia especial, particular e ao mesmo tempo universal: que é o sonhar além da caixinha, dos limites e possibilidades que nos são impostas. Uma ousadia para uns, loucura pra outros, um exercício de inventividade para aqueles que não ficam apenas em teorias e resolvem buscar a praticidade.
Quem foi que disse que voar é só com os pássaros? Quem foi que disse que não podemos voar na imaginação? Ou criar nossas asas voadoras a partir de diversos materiais, pedagógicos e tecnológicos?
Kiwi" Que pode ser tanto um professor, como seus alunos, ao pregar árvores da parede de uma encosta, rumo a um abismo, mudou a lógica e topografia de sua realidade local, e com isso, por mais estranho que parecesse à primeira vista, conseguiu com seu gesto, realizar seu sonho de voar. Não exatamente como os outros pássaros, mas ao seu jeito. Assim se desenvolvem as metodologias, a partir de tecnologias peculiares, criativas e autênticas ao seu desenvolvedor...
Inovar, nem sempre é apenas promover a novidade. Inovar é, quase sempre, transformar algo, que antes fora utilizado sempre da mesma forma, ao utilizar essa coisa doutro jeito, de um jeito fiel aos seus sonhos... Ideal vem de idealização, assim como invenção vem de inovação, transformação...
Kiwi! demonstra os diversos estágios de um projeto: a concepção, a preparação e a execução!
A mensagem que fica? Não é pelo fato de que eu seja um pássaro desprovido de asas que isso signifique que eu não possa voar, desde que tenha suficiente imaginação!
Ao fazermos isso, pequenas asas começarão a nascer, não apenas em nós, mas naqueles que nos seguirem nesses longos voos da imaginação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário