segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Acessibilidade para todos! Até para o Mário Bros! (Videogame, sociedade e alteridade)


Acessibilidade para todos sim, até pro Mario.Curti muito a crianção, inclusive a preocupação dos produtores do vídeo em chamar a atenção para algo tão sério e transformar isso em brincadeira.

Publicado por Mente Aberta em Quinta, 18 de fevereiro de 2016


O vídeo acima, que intitulei de Acessibilidade para todos! Até para o Mário Bros, foi indicação via Facebook da colega e esposa Elisabete Brasil Roig, educadora de Rio Grande (RS) Brasil, e trata-se de animação que adapta o conteúdo do videogame Mario World para questões de acessibilidade na sociedade.
Ótimo material para trabalhar conceitos como inclusão, interação, integração, acessibilidade em crianças e jovens, e até em adultos, através da temática dos jogos eletrônicos.
Não deu pra verificar se é de fato uma fase de jogo, ou apenas uma animação adaptada ao Mundo de Mário e Luigi. Independentemente disso, a ideia por si só já é fantástica, criativa e relevante, pois trabalha justamente com a questão da alteridade, do colocar-se no lugar do outro, em que Mario usa cadeira de rodas e bengala para ultrapassar os obstáculos pelo caminho.
A vida não é um videogame, mas precisamos ultrapassar diversos obstáculos em nossas "fases" de aprendizagem na escola e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário