sexta-feira, 11 de maio de 2018

Experimento social Antibullying: Planta sofre bullying durante 30 dias e os resultados são surpreendentes




O vídeo acima Bully A Plant: Say No To Bullying ("Maltratando uma planta: Diga não ao bullying", tradução livre do blog), descobri na rede social, no portal SOMOS VERDES (vide link da matéria ao final desta postagem) e é um impressionante experimento. Algo que serve como metáfora para o cotidiano, já que todos os seres vivos são expostos de forma direta ou indireta a ações positivas e negativas em seu entorno. Segundo dados do portal SOMOS VERDES, durante 30 dias, a IKEA promoveu no Canadá esse experimento no "Dia Contra o Bullying", em que duas plantas foram colocadas em uma escola para que os alunos visitassem o local e interagissem com as referidas plantas. As "plantas foram tratadas da mesma forma: receberam a mesma quantidade de água. Elas também foram expostas à luz do sol, água e fertilizantes. A única diferença entre o tratamento foram as palavras ditas às plantas". Uma recebia afeto e carinho e outra, duras palavras... A metodologia consistia em: "Os alunos poderiam ir pessoalmente ao local ou gravar suas vozes para serem usadas através de uma interação por mídias sociais. Dessa forma, os alunos podiam gravar as palavras de amor ou ódio e enviá-las para serem utilizadas com as plantas".
Após os 30 dias os resultados são visíveis: uma planta continuava esbelta e outra murchara. Uma era encorajava e outra recebia palavras de ódio. Há na reportagem do portal Somos Verdes dados sobre os estudos na área, com citação a pesquisadores, livros e etc, que comprovam o experimento.
Entretanto, nos vídeo correlatos do YouTube surge uma jovem (identificada com o nome do canal no YouTube Davison) vociferando contra a situação, alegando que se trata mais de campanha de marketing, sem amparo científico, justo ela que não indica ser bióloga nem botânica para contestar o experimento, nem o "desmarcarar" com base científica. Ou seja, algum que acusa um experimento de não ser científico, com um vídeo nada científico, mas que serve justamente para debater a importância da comprovação de dados, da verificação das fontes, antes de divulgar algo de forma entusiasta, seja positiva ou negativamente.



Lembro certa vez uma reportagem de TV que mostrava que tomates cultivados numa estufa e que ouviam músicas clássicas cresciam mais que outros sem esse acompanhamento musical. Que a música é uma linguagem universal, sempre soubemos, mas de suas propriedades terapêuticas, além dos seremos humanos, muitos tinham essa intuição...
Com a palavra os professores de biologia, os botânicos e demais pesquisadores sobre este tema que envolve meio ambiente, educação ambiental e a própria vida em sociedade, para comprovarem, contestarem, debaterem os dois vídeos em questão. Um tema para um bom debate na sala de aula e na sociedade, sobre pesquisa, divulgação de dados e sobre a gentileza que gera gentileza.
Segue link da reportagem acima mencionada com maiores detalhes sobre o mesmo:

Planta sofre bullying durante 30 dias e os resultados são inacreditáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário