sexta-feira, 4 de maio de 2018

O mar não está para plástico: vídeo que propõe reflexão sobre hábitos do cotidiano




O vídeo acima CleanSeas Break-Up PSA: "It's not me, it's you" é um criativo audiovisual institucional que descobri via Twitter de Cristiane Cardoso, que é design gráfico editorial.
Trata-se de campanha [Clean Seas - Mares Limpos] das Nações Unidas, que propõe a substituição do plástico por outros materiais não tão poluentes, e que infestam os rios e mares.
No início do vídeo, há a falsa impressão que Sandra resolve dar fim a sua relação tóxica. E de fato, tóxica, não em relação a alguma outra pessoa, mas ao plástico... Nãos e trata de discurso de final de relacionamento entre uma mulher e outra pessoa amada, mas entre ela e o plástico em sua vida... Criativo, divertido e original e que permite uma reflexão sobre essa relação abusiva do plástico, que está presente em quase tudo, como demonstra o audiovisual.
Como bem destacou em seu Twitter Cristiane Cardoso, apresentando esse material: "Não imagine que te quero mal. Apenas não te quero mais". Da mesma forma, há alguns anos atrás resolvi abolir o plástico, quase em sua totalidade em meu cotidiano, substituindo copos e garrafas deste material por de vidro, etc. O plástico não reciclado tem infestado rios e mares, levando à morte diversas espécies, como baleias, tartarugas, etc que acabam ingerindo esses detritos, pensando se tratar de alimento.
Pensar em campanhas que estimulem essa mudança é essencial, já que cada vez mais se produz lixo e mais lixo mundo afora. Cada produto vem embalado em plástico, dentro de plástico, acompanhado de sacos de plástico e por ai vai... Substituir o plástico por outros materiais biodegradáveis, recicláveis favorecerá a Natureza, sempre. Requer uma educação ambiental...
Observação: ativem as legendas e a tradução, nos ícones na barra inferior, no lado direito da tela do vídeo acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário