quinta-feira, 3 de maio de 2018

O poder destrutivo da difamação: cinema e educação




O vídeo acima, nomeado como O poder destrutivo da difamação, encontrei no Facebook da professora Luci Pires, de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de cena emblemática do filme Dúvida (2008), de John Patrick Shanley (vide abaixo a mesma cena extraída do YouTube), em que no ano de 1964, o carismático padre Flynn (Phillip Seymour Hoffman) que tentar mudar os costumes rígidos de uma escola dirigida pela irmã Aloysius (Meryl Streep):



Conforme sinopse do filme: "Os ventos das mudanças políticas sopram pela comunidade e, de fato, a escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller. Mas quando a irmã James (Amy Adams), uma freira inocente e esperançosa conta à irmã Aloysius sobre sua suspeita, induzida pela culpa, de que o padre Flynn está dando atenção exagerada a Donald, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola. Agora, sem nenhuma prova ou evidência, exceto sua certeza moral, a irmã Aloysius trava uma batalha de determinação com o padre Flynn, uma batalha que ameaça dividir a Igreja e a escola com consequências devastadoras".
Uma cena dramática e poética em que pelo uso da metáfora do travesseiro e as penas, em comparação com os boatos disseminados que não poder ser recuperados e corrigidos, permite uma reflexão sobre o poder destrutivo da calúnia, da injúria e da difamação em qualquer setor. Uma dúvida que gera muitos conflitos...
Aliada a essa cena, recomendo outra, de trecho do mesmo filme, sobre o Primeiro Sermão do Padre Flynn, dela extraída as seguintes frases: "A Dúvida pode ser uma ligação tão poderosa e sustentável como a Certeza. Quando estão perdidos vocês não estão sozinhos". Algo que me lembrou antiga citação que podemos incorporá-la à educação e a metodologia de projetos de aprendizagem: "As certezas são provisórias e as dúvidas permanentes". Dúvidas geradas pela aprendizagem, pelo interesse de transformar informações em conhecimento devem ser estimuladas no ambiente escolar, boatos, bullying, jamais.



Por fim, recomendo a leitura a seguir de resenha do referido filme, feita no blog Caderno de Chamada, feita pelo colega e amigo, Felipe Nóbrega, educador de Rio Grande (RS), Brasil:

FILME DE ESCOLA: O PODER DA DÚVIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário