quarta-feira, 16 de maio de 2018

"Cordel encantado"? Que magia é essa? (Arte, cultura e educação)




O vídeo acima Arte com a cor e cordão, descobri no Facebook do colega Fabrício Antunes, educador de Rio Grande (RS), Brasil.
Trata-se de algo quase mágico, como um "cordel encantado", pois com apenas um cordão embebido em tinta, colocado entre folhas de papl ou tecido, depois pressionado e por fim puxado e eis que a magia se manifesta. Inicialmente pensei que era alguma manipulação digital, mas depois, percebendo a técnica, vi que se trata mesmo de pura criatividade por conta do desenho que se forma a partir da distribuição do cordão com tinta.
Coisas simples que dão um efeito complexo e atingem um resultado inesperado, surpreendente, criativo e original. Assim como é o ato de educar, quando feito com magia, encantamento, criatividade, simplicidade, originalidade, metodologia e didática.
E por falar em arte e cultura na educação a expressão "cordel encantado" aproveitei de uma iniciativa fabulosa que "É teatro, é música, é poesia, e chama-se Cordel do Fogo Encantado!", um grupo musical brasileiro fundado na cidade de Arcoverde, Pernambuco. Vejam alguns vídeos dele, logo abaixo:







Nenhum comentário:

Postar um comentário