sábado, 12 de maio de 2018

Para gostar de ler: documentário sobre importância e o impacto da leitura na infância.




O vídeo acima PARA GOSTAR DE LER, descobri via Twitter de Christiane Angelotti, de São Paulo (SP), Brasil e editora do portal PARA EDUCAR e trata-se de documentário sobre a importância e o impacto da leitura na infância.
Conforme apresentação do vídeo no YouTube: "O documentário, dirigido por Eduardo Rajabally, acompanha cinco famílias de diferentes regiões do país e ilustra como a leitura influencia as vidas de pais e filhos, com destaque para os pontos de vista das próprias crianças. O fortalecimento de vínculos, debates, curiosidade, imaginação estão entre os benefícios da leitura apontados no documentário".
Um documentário de 59 minutos, produzido em 2017, e que buscou a opinião de "Especialistas de diferentes áreas do conhecimento, entre escritores, médicos, educadores, pedagogos, professores, neurocientistas e psicólogos, complementam as experiências narradas pelas famílias. Participam Ilan Brenman, Drauzio Varella, Leandro Karnal, Eva Furnari e Wellington Nogueira".
Um relevante material para discutir a importância da leitura, do imaginário infantil, das relações de afetividade entre quem conta histórias e quem as escuta, etc.
"Marcadas de memória são feitas quando se estimula a contação", uma expressão presente no documentário que me chamou a atenção, pois de fato a contação de histórias estabelece esse mapeamento do imaginário, nessa cartografia sentimental... A imaginação adulta se reporta a sua memória para contar, inventar belas histórias às crianças, outra reflexão promovida por este belo documentário.
E um dado preocupante: 60% dos adultos comentam que jamais tiveram alguém lendo um livro para eles na infância... O papel da família é fundamental no estímulo à leitura tanto quanto o da escola...
Enfim um documentário necessário à educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário