terça-feira, 8 de maio de 2018

Influência social: um experimento (ou peça de humor?) sobre o poder da sugestão do grupo sobre o indivíduo




O vídeo acima Influência social, foi indicação via Facebook da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP), Brasil e trata-se de aparente peça de humor (tipo aquelas câmeras ocultas) com ares de experimento social, mas que serve para refletir sobre da sugestão do coletivo sobre o individual. Se pararmos para pensar, essa situação acontece ao natural no cotidiano, basta parar no meio da rua e ficar olhando para o alto e logo outros pararão e ficarão observando ou tentando observar o mesmo ponto observado pelo primeiro.
Um vídeo que serve também para que se promova o debate justamente sobre os vídeos na rede social. Serão todos reais? Ou alguns são peças de humor simulando a realidade? Estimular a criticidade diante da credulidade em tudo que é veiculado no Facebook, WhatsApp etc é essencial. As "Fake News" ou notícias falsas prosperam justamente pela falta de criticidade e pela credulidade de muitos, que repassam o material sem qualquer tipo de verificação de fonte.
O educador, seja pai ou professor é um grande influenciador de filhos e alunos, e precisa ter a consciência dessa influência, dessa pedagogia do espelho, quando desenvolve projetos de estudo e de vida... Que deve estimular nas crianças e o jovens o debate de ideias, a verificação dos fatos e a criticidade desde a mais tenra idade, para que não acredite em tudo sem contestar, sem comprovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário