terça-feira, 15 de maio de 2018

Uma Poesia Todo Dia: Um dos poemas mais lindos que li e uma das interpretações mais belas que já ouvi




O vídeo acima, TABACARIA, de Fernando Pessoa, na magistral declamação do ator e diretor Antônio Abujamra é um doa poemas mais lindo que já li e uma das interpretações mais belas que ouvi... Uma poesia por dia e o mundo mudaria. Uma poesia por dia e tudo se humanizaria. Uma poesia por dia, pois a arte está em toda parte; às vezes sem fazer alarde vivendo meio que escondida em um certo planeta azulado - entre Vênus e Marte. Uma poesia por dia e tudo contagia.
Como digo aos meus amigos: Que a poesia dos dias nunca nos desampare, apesar dos pesares pois é ela que mantém nossa humanidade, que nos permite lutar pela dignidade humana.
Trabalhar com arte e cultura na educação, mais que uma atividade intertextual, é uma necessidade. Uma poesia por dia, e o mundo outro seria...
E como sempre destaco: "Fernando: Um Poeta Singular, Escrevendo no Plural".
Abaixo, outros dois textos poderosos desta feita, de autoria do dramaturgo Bertold Brecht, declamados por dois atores, e que promovem também uma ampla reflexão.
O primeiro é "Aos que virão depois de nós", gravado pela "Cia. do Porão (Núcleo 33 de teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul) para apresentação do espetáculo A Padaria", em que destaco o seguinte trecho inicial, tremendamente atual: "Vivemos em tempos sombrios (...) que tempos são esses que falar sobre flores é quase um crime, pois é silenciar sobre as injustiças":



O segundo texto, também de Brecht é um primor de ironia, criticidade, filosofia e dramaticidade, intitulado "Se os tubarões fossem homens":



Nenhum comentário:

Postar um comentário