sábado, 31 de agosto de 2024

ChatGPT4o dialogando com humano através da webcam e a sensação da sci-fi presentes em HAL-5000 e Jarvis da Marvel se tornar realidade




O vídeo acima, do chatGPT4o interagindo com um humano através da webcam encontrei no Instagram de Bruno Bracaioli e é um experimento fantástico que lembra cenas antológicas do cinema de ficção científica, como o supercomputador HAL-5000 do filme "2001: uma odisseia no espaço", de Stanley Kubrick, adaptado do livro homônimo de Arthur C. Clarke e, também, de Jarvis, a Inteligência Artificial de Tony Stark, na série Avengers [Vingadores] da Marvel; além do David da série Alien. Neste caso, a vida imitando a arte, que simula as teorias científicas ao seu tempo que não possuem ainda tecnologia suficiente para torná-las realidade. O paradoxo antigo do ovo e da galinha. Ciência teórica é ficção sem a devida tecnologia; ficção científica é imaginação a partir da ciência teórica. Só os avanços tecnológicos é que permitem que teorias e ficções se tornem um dia realidade, "penso, logo existo", digo eu.
Abaixo, algumas cenas dessas IAs imaginadas no cinema, a partir de teorias científicas que careciam ao seu tempo de tecnologia adequada para sua realização:







Em tempo: Após compartilhar o link desta postagem nas redes sociais digitais e com colegas e amigos, o prof. José Felipe, de Rio Grande, RS, Brasil, disse algum provocador e reflexivo: "Uma encliclopédia que fala". De fato, e comentei com ele que é uma espécie de "Almanaque Abril 5.0", com um processador de texto e imagem altamente veloz.
O chatGPT substituirá os professores no futuro? Sim, somente aqueles que foram robotizados, mecanizados, com a mesma metodologia e didática pra turmas e situações diversas.
Entretanto, por maior que seja a tecnologia, lamento tirá-los de suas Cavernas de Platão ou do Dragão 5.0, mas o elemento humano numa relação entre seres humanos jamais poderá ser replicado, apenas simulado. Nenhuma TV 4K, full HD superará o jogo em estádio cheio, numa sala de cinema lotada ou num teatro, por exemplo. Máquinas serão sempre utilitários, ferramentas de auxílio, jamais bengalas.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário