O vídeo acima, Como as tecnologias alteraram nossos hábitos ao longo do tempo?, encontrei no Instagram do portal GNT e considero uma poderosa reflexão de Chico Bosco que se faz necessária, não apenas em relação ao desempenho de alunos/filhos, mas de pais/professores, de trabalhadores/cidadãos em geral, diante do que chamo de ERA DA FRAGMENTAÇÃO [como Chico indica: já foi o cinema, depois a televisão, agora a internet e aqs rede sociais digitaia] e da aceleração do pensamento, permeada por inúmeros estímulos sonoros, visuais, influenciando o comportamental de todos, deixando a sociedade cansada, com centenas de notificações, de promoções, de chamamentos ao consumo, ao individualismo ao narcisismo patológico: "uma brutalidade da fragmentação da percepção", como Bosco bem define.
Um tema que requer amplos debates, pois envolve uma arquitetura digital promovendo uma profunda engenharia social [Cassinos eletrônicos, como afirma Chico Bosco], e que já se contabiliza prejuízos e poderá causar danos imensos a médio e longo prazo. Basta ver que todos, independentemente da idade ou classe social está com graves problemas de concentração a vídeos superiores a 1,2 minutos, a textos com mais de uma página, a filmes longos, pois todos se tornaram uma "Geração Miojo": 3 minutos e uma refeição instantânea.
Enfim, como Bosco declara: "Estamos diante de um processo de corrosão da atenção sem precendentes na história humana". E vou mais além, a regulamentação das chamadas Big Techs [megacorporações tecnológicas] e seus algoritmos hipnóticos é fundamental, pois são hoje empresas mais ricas e poderosas do que qualquer nação.
Para aumentar a provocação filosófica, indico, logo abaixo, vídeo apresentando o conceito de Sociedade do Cansaço, nomeado pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han e apresentado no canal do filósofo brasileiro Mateus Salvadori:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário