sábado, 10 de agosto de 2024

O poder transformador da leitura em "A vida é loka", poema do escritor Sergio Vaz na interpretação do ator Antonio Fagundes




O vídeo acima, "A vida é loka", prosa poética do escritor Sérgio Vaz, do livro Flores de alvenaria, interpretado pelo ator Antonio Fagundes, foi indicação via Instagram pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, professora de Rio Grande [RS] e trata-se de um texto precioso e poderoso, cheio de figuras de linguagens para refletir sobre o poder transformador da leitura e de despertar o senso crítico no leitor, ainda que tal leitura seja feita de textos breves, leves, divertidos, criativos, provocadores. Ler fragmentos de textos podem incentivar a leitura de um livro inteiro, podem promover a descoberta de autores e obras, podem transformar bibliotecas em templos, livrarias em fábricas, sebos em máquinas do tempo.
Todo professor, não paenas os de literatura, deveriam incentivar a leitura, não somente de livros de ficção. Ler recortes de jornal, poesias, contos, causos, etc, podem promover nos alunos a curiosidade, o interesse pela arte da palavra. A leitura emancipa o leitor.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário