O vídeo acima, que intitulei ESCONDE-ESCONDE QUE PODE MUDAR O MUNDO, a partir de fala de Molly, uma menina de 7 anos qe trata da importância da conexão entre as pessoas [mais do que entre as máquinas], da comunicação e das relações entre pais e filhos para o desenvolvimento do cérebro humano, e que me foi indicado via Instagram da colega e amiga Marisa Barreto Pires, professora de Rio Grande, RS, Brasil.
O vídeo em questão foi compartilhado por Telma Abrahão no Instagram e é um daqueles materiais que se presta a diversas interpretações e usos pedagógicos, metodológicos, didáticos e muito mais.
Como bem destaca Telma, a partir da fala da menina, "a importância da conexão, da comunicação e das relações entre pais e filhos no início da vida para o bom desenvolvimento do cérebro humano". Pensando o cérebro, principalmente da criança, como um sistema operacional sendo alimentado com dados que balizarão a sua vida [valores, limites, crenças, brincadeiras, imaginário, etc], há que se refletir sobre o que essa menina nos provoca.
Molly nos ensina a importância do carinho, atenção, da brincadeira para o desenvolvimento do cérebro. Algo que precis ser destacado num mundo em que crianças e jovens cada vez mais se conectam a equipamentos e menos interagem com outras pessoas físicas, jogando, maratonando séries, vivendo nas redes sociais digitais. O ato de brincar é revolucionário e essencial para a construção de uma personalidade saudável. E Molly, de forma envolvente, vai nos trazendo argumentos preciosos que pais e filhos, professores e alunos, gestores escolares e gestores públicos deveriam assistir em conjunto.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário