domingo, 25 de agosto de 2024

Inovação reversa: guarda-chuva invertido, uma forma criativa e prática de resolver um problema



O vídeo acima, que intitulei de "Inovação reversa", encontrei no Instagram de Asian Technology e trata-se de uma ideia simples, genial e inovadora.
Por inovação, muitos imaginam algo envolvendo tecnologia avançada e digital, mas o termo inovar refere-se ao ato de transformar algo já existente em alguma coisa nova, e nesse quesito, a "invenção" da senhora oriental é inovadora, pois pega dois conceitos pré-existintes: guarda-chuva e rolo com prolongador para pintura e transforma numa nova ideia, diria reversa, ao inverter o sentido do guarda-chuva para coletar os repingos do pincel ou rolo de pintura.
Uma espécie de "ovo de Colombo" digital, pois sempre esteve ali e ninguém pensou antes. Ou seja, uma engenharia reversa, pensando além do convencional e aproveitando coisas já existentes, adcionando a eles outras possibilidades, de baixo custo ainda.
Incentivar o olhar do aluno ou do colaborador para que observe o entorno e busque soluções de forma simples, prática e eficiente é um jeito de valorização, além de promover a reciclagem de ideias e de produtos.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário