quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Alegria de um Natal / Reflexo de um ano que finda


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9wudtAiMnjU

Vídeo acima, feito por mim no Movie Maker, trata-se da canção Alegria de um Natal / Reflexo de um ano que finda, de autoria e interpretação da professora Raquel Rodrigues de Farias, e publicada originalmente no blog EduCanto - Educar cantando, espaço virtual criado para divulgar o projeto educacional de mesmo nome, organizado pela referida professora juntamente com alunos e jovens da comunidade da E.E.E.F. Saldanha da Gama, da povoação da 5ª Secção da Barra, do município do Rio Grande - RS - Brasil.
A professora Raquel tem 37 anos dedicados à educação e, devido ao projeto EduCanto - Educar cantando, não pretende ainda se aposentar.
Em 2005, foi escolhida professora emérita do Rio Grande do Sul.
É também autora e intérprete do hino da Escola Aberta (2004).
Participa com a família (formada por músicos e cantores) do grupo Integração Arte e Raça.

A profª. Raquel é minha colega no Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande ( ProEA-PRG ), juntamente com outros educadores da rede pública estadual e municipal do Rio Grande - RS.

Minha parceria com a profª. Raquel no projeto EduCanto - Educar cantando é de apoiador, criando o blog, gravando alguns vídeos, editando-os para publicação no You Tube e blogs, criando vídeos no Power Point e Movie Maker para o mesmo fim.

Raquel é, além de educadora e cantora, também intérprete de suas canções, como a bela Lamento das Águas (vide vídeos mais abaixo), já publicada nos blogs Educa Tube, ProEA-PRG e Educanto - Educar cantando.

Unir arte, cultura, música, educação e tecnologia, em que educadores e educandos se auxiliam mutuamente é uma bela lição de atividade colaborativa e convergente do ponto de vista educacional, tecnológico e social.

Obs.: A imagem do vídeo (motivo natalino), foi extraída da internet.

Abaixo, as duas versões da bela canção Lamento das águas (à capela e musicada):


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2edQ7-LXgx8


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=onjejiSp5a4

Um Feliz Natal a todos os visitantes, seguidores e colaboradores do blog Educa Tube, que de iniciativa individual, tornou-se um espaço coletivo de indicações diversas de vídeos de e para educadores, além de recursos tecnológicos com fins educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário