terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Tempos Modernos, de Charles Chaplin


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ

Uma incrível cena inicial de um maravilhoso filme, que se mantém atualíssimo, apesar de ter sido lançado nos cinemas em 1936... Há mais de 70 anos atrás!
A exploração do homem pelo homem, através das máquinas já está lá estampada em cada fotograma deste clássico da sétima arte.
A cena antológica do trabalho mecânico, da linha de produção, do cumprimento de metas, trabalhadores amestrado, adestrados para o trabalho de apertar parafusos sem muito pensar em suas implicações e outras coisas mais, variações sobre um mesmo tema, sempre atuais nos discursos de alguns...
Tempos Modernos, de Charles Chaplin dispensa maiores apresentações, e este vídeo acima, pode ser utilizado pelos educadores com seus alunos.
Descobri o mesmo a partir de indicações de 2 clips com canções do mesmo filme, feitas (via orkut) pela coleg'amiga Semíramis Alencar, educadora cairoca vivendo um Itamonte - MG, editora do blog Educando o Amanhã
Recomendo a utilização não apenas do fragmento acima destacado, mas do filme como um todo no ambiente escolar, contextualizando a época de sua criação e os "Tempos Modernos" do presente. Indicado não apenas para professores de história, mas para todo educador, passageiro de seu próprio tempo...

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Introdução do filme TEMPOS MODERNOS : Charlie Chaplin, the genius, in Modern Times (tempos modernos).

Todo conteúdo multimídia foi utilizado para fins de divulgação.

Modern Times (Tempos Modernos, em português) é um filme do cineasta britânico Charles Chaplin lançado em 1936 em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.

Comentário de Karla Costa, no You Tube a respeito do vídeo:

Reprodução da Metodologia da Administração Científica de Taylor e Ford satirizada pelo filme "TEMPOS MODERNOS" de Chalie Chaplin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário