sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DosVox: vídeo sobre o programa para deficientes visuais


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=19c3UyCuSuk

Vídeo acima, encontrado no You Tube, trata do programa DosVox, desenvolvido pelo NCE - Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O DosVox, conforme o NCE, é um sistema operacional que "permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho".

O que é o DosVox?

O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.

O que diferencia o DOSVOX de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no DOSVOX, a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que vêm no computador um meio de comunicação e acesso que deve ser o mais confortável e amigável possível.

Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado.

Ele é compatível com a maior parte dos sintetizadores de voz existentes pois usa a interface padronizada SAPI do Windows. Isso garante que o usuário pode adquirir no mercado os sistemas de síntese de fala mais modernos e mais próximos à voz humana, os quais emprestarão ao DOSVOX uma excelente qualidade de leitura.

O DOSVOX também convive bem com outros programas de acesso para deficientes visuais (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, ampliadores de tela, etc) que porventura estejam instalados na máquina do usuário.

O DOSVOX contava em dezembro de 2002 com cerca de 6000 usuários no Brasil e alguns países da América Latina. Nesta época, o número de usuários que acessava a Internet era estimado em cerca de 1000 pessoas.

Fonte: NCE/UFRJ

Já utilizei o DosVox, em 2006 e 2007, no projeto de informática na educação especial, desenvolvido em parceria entre o Núcleo de Tecnologia ducacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, com as professoras da educação especial da EEEF Barão de Cêrro Largo, da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, em especial, com as professoras parcerias Nirlei Rodrigues e Nicéia Gonçalves, tendo como aluna monitora Luize Dorneles.
Luize nos ensinou a usar o DosVox junto a alunos cegos e com baixa visão e foi uma experiência de aprendizagem mútua. Atualmente Luize é acadêmica do curso de Pedagogia, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

O DosVox pode ser baixado gratuitamente e utilizado num microcomputador que tenha placa de som e caixas de som e/ou fones de ouvido para que o aluno possa ouvir a pronúnica de cada tecla digitada e depois toda frase escrita.
No DosVox, além do EdiVox (o editor de texto próprio do programa), existe uma série de utilitários e aplicativos. Na verdade é um sistema operacional completo, direcionado àqueles que têm deficiência visual.
É possível inclusive acessar a internet e ler páginas e imagens (caso estas tenham legendas indicativas do que se trata).
Quem me ensinou a configurar a internet pro sistema DosVox foi um rapaz cego, amigo de um aluno cego, via MSN. Eu que foi o aprendiz naquele momento.
Todo educador deve ter essa consciência de que sempre está aprendendo, mais do que ensinando.

Download gratuito do DosVox

Manuais dos programas do DosVox

Um comentário:

  1. PARABENIZO O NCE PELA DIVULGAÇÃO DO TRABALHO E AGRADEÇO AS INFORMAÇÕES OBTIDAS. GRATA PATRICIA ALMADA

    ResponderExcluir