domingo, 20 de dezembro de 2009

Teatro para crianças com gagueira e outros vídeos


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=iVro63bXCOw

O vídeo acima, indicação via twitter, da coleg'amiga Chris Angelotti, educadora e editora do portal ABC Kids.
Chris indicou-me o referido vídeo a partir de outra indicação no twitter de @stutteringmedia.
Segundo apresentação no You Tube, trata-se de "reportagem sobre a companhia 'Our Time', um grupo de teatro dedicado exclusivamente a crianças com gagueira*.

*Tal como ocorre na sindrome de Tourette e em outras disfunções dos núcleos da base, pessoas com gagueira podem experimentar um alívio momentâneo de sua dificuldade enquanto estão encenando personagens.

Uma bela iniciativa que une educação, arte e cultura. E um ótimo material para professores e alunos, pais e filhos trabalharem a questão da gagueira no ambiente escolar e na sociedade. É somente nos colocando no lugar do outro, percebendo as situações pelas quais ele passa é que podemos conscientizar as demais pessoas a respeito de situações como a gagueira e outras, que levam pessoas a ridicularizarem quem deveriam ajudar.

As legendas em português são uma cortesia do Instituto Brasileiro de Fluência: http://www.gagueira.org.br

As legendas podem ser visualizadas, seguindo o seguinte procedimento:
Clique na setinha na parte inferior direita do player do youtube, depois clique na opção "ativar legendas".
Para que o player embutido no blog sempre exiba as legendas, adicione o parâmetro &cc_load_policy=1 ao código HTML do vídeo embutido.

Indico também, a partir de visitação ao You Tube e aos vídeos relacionados como o acima sugerido pela Chris Angelotti, o emocionado e comovedor depoimento a seguir, que trata-se de "Curta-metragem sobre gagueira produzido por estudantes da Vancouver Film School", do Canadá:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Y6bzpvjvy3k

Observação:
Segundo sing2804, que disponibilizou os vídeos acima no You Tube, pra visualizar as legendas basta seguir o seguinte procedimento:
Clique na setinha na parte inferior direita do player do youtube, depois clique na opção "ativar legendas".
Para que o player embutido no blog sempre exiba as legendas, adicione o parâmetro &cc_load_policy=1 ao código HTML do vídeo embutido.

Para quem se interessar sobre o assunto da gagueira e as formas de lidar com tal situação no ambiente escolar e fora dele, sugiro a visitação dos vídeos do portal do Instituto Brasileiro de Fluência, conforme link abaixo:

Vídeos sobre gagueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário