sábado, 12 de dezembro de 2009

Não espere... (entre o ideal e o possível)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=AHRKtXOQsmA

A apresentação de slides acima, descobri por acaso no You Tube, trata-se de um tema motivacional que é justamente o de não esperar demais pelas coisas acontecerem. Entre o ideal e o possível, muitas vezes precisamos trabalhar dentro de nossas possibilidades, como canso de dizer aos cursistas e alunos, pois o que hoje é ideal, daqui há seis meses, no que tange às TICs, por exemplo, já ficou ultrapassado... Então, o importante não é apenas buscar condições ideais de trabalho - que são evidentemente necessárias e que se deve lutar sempre para obtê-las -, mas também, nesse meio tempo, saber utilizar-se do que tem à disposição. Pois, o maquinário é apenas uma ferramenta, e muitas coisas são possíveis de serem feitas a partir da criatividade de educadores e educandos.
Um exemplo clássico disso, foi certa feita quando em oficinas com o uso do software Hagáquê, uma professora perguntou-me se não tinha uma versão para Linux (já que o mesmo só rodava em Windows), pois o laboratório de informática da escola era no sistema operacional era diverso do que fora criado o referido software.
Naquele mesmo instante, uma outra cursista (que infelizmente não recordo-me o nome), sugeriu que fizéssemos uma História em Quadrinhos (HQ), numa apresentação de slides, pois ela assim o fazia. Maravilha de sugestão, pois independente do sistema operacional, pode-se usar o Impress ou Power Point para criar apresentações de slides, em que a criatividade do usuário poderá fazer a cada slide um quadro ou dividi-lo em dois ou mais, utilizando-se também das ferramentas de desenho para criar figuras, balões para diálogos e tudo mais...
Por isso, seja na vida ou no trabalho, não esperem muito pelas coisas acontecerem, pois o tempo passa veloz...
Parafraseando versos de antiga canção: "(...) Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...

Observação 1: a bela apresentação de slides acima, de autor não-identificado por mim, apresenta a música Save Me, da banda Hanson.

Observação 2: O software pra criação de histórias em quadrinhos Hagáquê, desenvolvido pelo NIED/UNICAMP, pode ser baixado gratuitamente, basta clicar no link (atalho) abaixo e lá efetuando o preenchimento de pequeno cadastro:

Download Hagàguê, do NIED/UNICAMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário