segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Beautiful Lie (Uma Linda Mentira), da 30 Seconds To Mars


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IBnvc5IExIk

O vídeoclip acima, A Beautiful Lie (Uma Linda Mentira), da banda 30 Seconds To Mars (Trinta Segundos para Marte), foi totalmente filmado a 200 milhas ao norte do círculo polar ártico, com belíssimas imagens e uma provocativa e reflexiva canção.
Estamos rodeados por lindas mentiras sobre a preservação do meio ambiente, por parte de algumas grandes nações e empresas multi e transnacionais, que não se comprometem a rever seu modus operandi, o que tem causado direta e indiretamente o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Lindas mentiras estão nas propagandas, no marketing, nos discursos e cartas de intenções de alguns políticos, que posteriormente são descobertos (e filmados) em diversas negociatas, envolvendo verbas públicas, que são dragadas para a vala comum da corrupção e que poderiam, se usadas no seu verdadeiro destino, melhorar as condições de educação, saúde, segurança etc da população em geral.
Lindas mentiras que precisam ser sempre condenadas pela opinião pública, ainda que nem sempre tais atitudes antiéticas sejam condenadas pela justiça dos homens.

Abaixo, alguns tweets a respeito deste tema, que fui colocando no meu nanoblog (Twitter), enquanto ouvia o clip acima e o videoclip From Yesteday, da mesma banda, logo abaixo:

"Uma linda mentira (A beautiful lie) também é a "preocupação ambiental" das nações mais ricas do mundo, causadoras em parte do mundo em que vivemos.
Lindas mentiras são os discursos e desculpas dos políticos corruptos, quando pegos em alguma negociata - lindas mentiras que não enganam ninguém.
A canção A Beautiful Lie, da banda 30 Seconds To Mars fala justamente disso: da perfeita enganação, da mentira perfeita...
É mais fácil acreditar em mentiras perfeitas do que em duras verdades que se assomam ao nosso redor e nos deixam ilhados!
O horário político está repleto de cartas de boas intenções, que depois de postadas são quase todas extraviadas, após as eleições!
Mentiras perfeitas para iludir o eleitor...
A política, que já foi a arte de administrar a coisa pública, com um sentido de bem estar social, tornou-se para uns a arte da enganação!
Vivemos entre pessoas e laranjas, entre samurais e ninjas..."


Depois desses tweets, emendei com um vídeo que ao assitir, vi que tinha tudo a ver com pessoas e "laranjas", samurais e ninjas... Pois trata de ética, moral, conduta social. Vide abaixo.

From Yesterday (Do Passado)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=w9i8X7p6F7I

2 comentários:

  1. Caro Roig! Muito bacana mesmo. Excelente material que tem tudo a ver com o trabalho que estou fazendo sobre a educação na Era planetária, de Edgar Morin. Quando terminar te envio o post,
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Jenny, desculpoe a demora em responder, estava com problemas de encaminhamento de mensagens e só vi esta tua, por casualidade. Que bom que ajudei. Esta banda é ótimo, com clipes criativos, originais e engajados numa consciência social. Um abraço, amiga.

      Excluir