quinta-feira, 18 de março de 2010

Educar com os olhos


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dRneGGnRTEY

O vídeo acima, Educar com os olhos, é indicação da coleg'amiga Semiramis Alencar, educadora carioca, residindo em Itamonte - Minas Gerais - Brasil, e editora dos blogs Educando o Amanhã e Ne Quid Nimis.
O pensamento do educador e escritor Rubem Alves é de quem de fato educa com os olhos, de quem tem uma acurada percepção de seu entorno.
Educar o olhar dos alunos é um dos maiores desafios de qualquer educador... Fazê-los ver além dos números e letras a verdadeira "gramática" do números e a "matemática" das palavras, que existe no mundo.
Afinal, como diz o próprio Rubem Alves:

"As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos".

Um comentário:

  1. Querido amigo José Antônio

    A educação pelo olhar deveria de constar nas salas de aula desde nossa mais tenra idade, para que pudéssemos criar a identidade com nosso interlocutor. Aprendemos tão pouco sobre o outro na escola, não é mesmo? O olhar traz experiência de vida, a sabedoria popular diz que um simples olhar vale mais que mil palavras. Acredito. Quando na 5ª série, havia uma diretora em meu colégio que muito me ensinou sobre o olhar. Ela era franzina, morena, cabelos escorridos e o olhar sério, austero, o qual era impossível alguém não tremer diante da verdade daquele olhar. Muitas vezes quis abraçá-la qual amiga, íntima e querida, mas o tempo foi passando e só sua lembrança me aproximava dela novamente. Quando ela partiu na jornada derradeira, derramei lágrimas de profunda admiração e gratidão. Hoje como ela sou educadora e compreendi que a educação é uma troca de olhares e identidades.
    Felicidades hoje e sempre amigo! Na sua defesa de tese amanhã, que obtenhas o êxito necessário ao seu progresso evolutivo! que essa seja apenas mais uma etapa de muitas vitórias que ainda virão, para te auxiliar no caminho do bem!
    Um beijo e muita paz
    Semíramis

    ResponderExcluir