quinta-feira, 25 de março de 2010

História do Linux


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qvIUSIjZ4Ok

O vídeo acima, conheci na Oficina Linux Educacional 3.0 dirigida a técnicos de suporte dos Núcleos de Tecnologia Educacional Municipais e Estaduais do Rio Grande do Sul.
Foi indicação do prof. Hilário Petroli, de Chapecó - SC - Brasil, atuando como multiplicador, junto ao pessoal do Proinfo/MEC.
O referido vídeo trata da história do sistema operacional Linux, criado por Linus Torvalds.

Abaixo, entrevista feita na Austrália (legendas em espanhol) com Linus Torvalds:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zY3pavJlA8g

Assim como para entender um pouco do mundo em que vivemos é preciso assistir o anteriormente destacado Piratas do Vale do Silício, cabe ao educador também se informar sobre a criação do software livre e o pensamento de seu criador.
Como educador, especialista em tecnologia educacional, como multiplicador em informática educativa, por questões profissionais, trabalho com os dois sistemas operacionais, tanto com software livre e software proprietário.
Cada um tem suas potencialidades, digamos que sejam primos-irmãos, com concepções de mundo diversas. Cada um tem seus pontos prós e contras,
dependendo da situação e/ou do usuário.
Ambos são duas ferramentas que, na minha opinião, podem ser usadas para um mesmo fim: a da qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
Mas é inegável a contribuição do Linux para a formação de uma cultura de trabalho colaborativo em rede, que favorece e muito as trocas de ideias, de informações, e conteúdos de forma gratuita, livre e cooperativa.
Inspirado no Linux, e em especial ao Linux Educacional (sistema desenvolvido pelo MEC e dirigido à educação), outros sistemas operacionais passaram também a desenvolver projetos e programas educacionais, o que por si só agrega mais valor a iniciativa de Linus Torvalds.

Nenhum comentário:

Postar um comentário