domingo, 21 de março de 2010

Piratas do Vale do Silício - o Filme


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Zj3f7vfwBoY

Apresentação do video acima, no You Tube:

Trecho histórico do filme Piratas do Vale do Silício. Bill Gates vende para a IBM, uma gigante da época, o sistema DOS, mesmo este ainda não existindo.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=0Rvn71r_Oic


Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Trecho do filme mostra como Steve Jobs descobriu o mouse, a interface gráfica moderna e os ícones em visita ao centro de pesquisas Xerox. Jobs fez os engenheiros da Apple melhorarem o conceito, e eles acabaram projetando um modelo batizado Lisa, contribuindo mais tarde no desenvolvimento e no lançamento do Macintosh.

Observação do Educa Tube:

Os dois fragmentos acima, são do filme Pirates of Silicon Valley (Piratas do Vale do Silício, 1999), produzido para a TV, e que considero um filme essencial, não somente para os educadores que utilizam-se das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC's) em seu fazer pedagógico; mas também para professores e alunos, pais e filhos entenderam um pouco do mundo em que vivemos, e a origem dessa revolução que tem como protagonista a própria informática. É um filme que sempre indico aos meus cursistas. E que assisti pela primeira vez em 2002, por indicação de meus tutores, quando fiz curso na área técnica da informática, para trabalhar em Núcleo de Tecnologia Educacional.

Indico também o artigo Piratas da Informática: Nos primódios da era da informação (link abaixo), do prof. João Luís de Almeida Machado, do portal Planeta Educação, que é Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

Piratas da Informática: Nos primórdios da informação

Abaixo, o filme Piratas do Vale do Silício, que encontrei na íntegra, no You Tube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário