segunda-feira, 29 de março de 2010

Vídeo Aula sobre Audacity (editor de áudio)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xUwSm6JE964

O vídeo acima, descoberto no blog Aplicativos Educacionais, trata-se de vídeo aula sobre o editor de áudio, chamado Audacity, em sua versão para Linux Educacional 3.0.

Conforme consta no blog Aplicativos Educacionais, que reproduzo literalmente abaixo:

O Audacity é um software livre para edição de áudio, cuja licença do código fonte pertence à GNU General Public License, alem de editar áudio, o Audacity permite gravar, reproduzir, importar e exportar arquivos de áudio nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. O Audacity captura e edita áudio com recursos extremamente interessantes.
Somente quando queremos salvar o projeto no formato MP3 o programa solicita um complemento denominado Lame que tambem pode ser baixado.

Quer conhecer como usar o programa? Então clic aqui para conhecer o tutorial passo a passo do uso do programa.

Download do Audacity

Baixar o Lame

Fonte:
http://aplicativoseducacionais.blogspot.com/2009/10/audacity-o-editor-de-audio-do-linux.html

Observação do Educa Tube:

percebo neste e outros recursos tecnológicos, grande spossibilidades de utilização didático-pedagógica. Através da edição de áudio, o professor poderá produzir seu próprio material, usando o micofone do PC, e depois de salvar em mp3, poder disponibilizar aos alunos. Qual aluno hoje em dia não possui tocador mp3 ou celular com essa função? Imaginem só, com a própria função bluetoth, os próprios alunos podem trocam arquivos entre si.
Se quiser dinamizar e prosduzir conteúdo audiovisual, o professor com alguns alunos monitores, poderão produzir material, usando edição de vídeo (Movie Maker) e de áudio (Audacity), entre outros recursos ( como o Podcast ou podcasting ), que poderão estar num blog, que poderá ser restrita sua leitura áquela turma ou escola, ou disponibilizado livremente no mundo virtual, servindo de inspiração a outros educadores e seus alunos.
Enfim, diversas possibilidades de tornar o maquinário um grande aliado do usuário.
Noutra oportunidade voltarei ao assunto...

Observação: Posteriormente a esta postagem, recebi sugestão de outra vídeo aula sobre o Audacity (abaixo), via twitter, pela prof. Fátima Campilho, editorA dos blogs educacionais Blogstórias Essenciais e Blogstórias Digitais, entre outros...
O vídeo é produzido pelo prof. Carlos A. Mendes de Lima, do Programa Nas Ondas do Rádio.

TUTORIAL SOBRE O AUDACITY


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jQ9nUQslB9Q&feature=player_embedded

4 comentários:

  1. Oi, José Antônio!
    Estou precisando aprender a usar tais recursos. Já tentei certa vez, mas tive dificuldades. Veremos, se, desta vez, consigo!
    Vou colocar este vídeo no Digitais assim que tiver tempo,com créditos, Ok?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fátima... Imagine só, você, uma contadora de histórias, fazendo arquivos de áudio para distribuir aos alunos, e guardar numa audioteca, para consulta?
    Sem falar que com o editor de vídeos (Movie Maker ou Kdenlive) é possível adicionar esse áudio a slides, que podem ser ilustrações de alunos, imagens da internet, até um pequeno vídeo feito em sala de aula... tens aí uma produção de vídeo e áudio que poderá servir de motivação e inspiração a teus colegas do mundo real (a escola) e do virtual (via blog).
    pensa nisso, e se precisar de ajuda, conta com este amigo virtual, na medida de minhas possibilidades de tempo...
    Adoro compartilhar o que sei, e aprender com os colegas o que é preciso...
    Um grande abraço! Zé Roig.

    ResponderExcluir
  3. Imaginação é minha especialidade!Usei o Movie Maker uma vez. Falta é tempo.Não vi o comentário no Digitais, mas deixa pra lá! Não tenho me dedicado a ele mesmo.Foi um blog criado para minhas descobertas, nada mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Novas video aulas do Audacity aki gente!
    http://www.wixstudio.com/search/label/Audacity

    ResponderExcluir