sábado, 13 de março de 2010

Paisagem e memória


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=VLGpaDcFeCg

O vídeo acima, Paisagem e memória, é fragmento do documentário AO SUL DA PAISAGEM, feito pelo diretor Paschoal Samora, da Grifa Cinematográfica (www.grifa.com.br), de São Paulo - SP, Brasil, em maio de 1999, com o apoio da Lei do Audiovisual, do Ministério da Cultura.
O referido documentário vem sendo veiculado frequentemente pela TV Escola.
O entrevistado é o artista plástico autodidata José Américo Roig, natural e residente em São José do Norte - RS - Brasil, que conta aspectos de sua vida e obra, sempre inspirada por sua pequena cidade no extremo sul do RS e do Brasil, como o sonho de voar e o par de "asas voadoras" que fez, bem antes de o personagem de Saramandaia, de Dias Gomes, ter feito algo similar...
José Américo Roig, que atende pelo apelido e nome artístico de Zeméco é figura folclórica em sua cidade natal, e responsável pela consevação a memória histórica dos casarios do município, graças a sua memória visual, que deixou gravado em suas telas esse rico patrimônio, que em grande parte já não existe mais...
Um detalhe: Zeméco pintou grande parte de sua obra cego do olho esquerdo, devido a descolamento da retina, e atualmente só enxerga vultos...
Em 1999, ele pintou um de seus quadros no Molhe Leste da Barra de São José do Norte, onde moram alguns leões marinhos. O pintor já foi motivo de pesquisa por professores e alunos do município, e matéria de jornal e TV da região.
O outro detalhe: Zeméco é meu pai, e para divulgar sua vida e obra, criei o blog Olhar Virtual, onde encontra-se parte de seu acervo digitalizado, conforme link abaixo:

Olhar Virtual - Blog de José Américo Roig - o Zeméco

Ao sul da paisagem é um belíssimo documentário (veiculado pela TV Escola) que destaca pessoas e locais nos três estados do Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), dividido em 4 partes: A Paisagem e o Sagrado; Paisagem e Memória; Caminhos da Paisagem e Paisagens Invisíveis.

Um comentário:

  1. Olá, amigo!
    Belo documentário!
    Melhor ainda conhecer o trabalho do teu pai, artista brasileiro que retrata a vida nas telas.
    Parabéns pela postagem!
    És um privilegiado em ter um exemplo como teu pai, além do amigo, pois percebo em tuas palavras o imenso carinho que tens por ele.
    Deus abeçoe sua família!
    Um abraço,
    Ivanise :)

    ResponderExcluir