quarta-feira, 11 de maio de 2011

As crianças e a evolução tecnológica


Fonte: http://youtu.be/WesTiQYxAW4

O vídeo acima, trata-se de comercial (um teste gravado) que propõe a reflexão sobre As crianças e a evolução tecnológica e me foi indicado pela coleg'amiga Elisângela Zampieri, professora da Educação Especial, em Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Um vídeo que apresenta diversas equipamentos que já foram, quando de seu lançamento no mercado, o que era de mais moderno à sua época.
As crianças de hoje, logicamente, nunca usaram um videogame como Atari, sequer tele-jogo (mais rudimentar ainda, com aquela barra branca indo pra cima e pra baixo, para um lado e outro da tela escura). As crianças de hoje não utilizaram telefone discado, a câmera fotográfica que requeria colocação de filme e que no máximo permitia 36 fotos; tampouco usaram máquina datilográfica, videocassete e outras coisas mais...
Mesmo assim, as crianças de hoje, diferentemente das crianças que já fomos um dia, mexem, remexem e até tentam coisas improváveis, como mostra o refereido vídeo como confundir o antigo disquete de 3 1/2" com um porta CD.
As crianças da geração passada forem educadas para falar apenas quando lhes era permitido, a levantar a mão e aguardar a sua vez, a não mexer snão estraga etc.
Muitos do educadores de hoje - que foram crianças na geração passada - repetem com seus alunos os mesmos procedimentos, sem perceber que não é o aluno que precisa mudar, mas eles que precisam rever sua metodologia, diante de um mundo cada vez mais impregnado de tecnologia...
Mas tecnologia na sala de aula e/ou no laboratório de informática precisa ter um sentido mais do que meramente tecnológico, precisa de fato propor uma nova metodologia.
Em projetos que desenvolvo em parceria com outros educadores, sempre procuro utilizar 4 ambientes distintos: a sala de aula, o laboratório de informática, a biblioteca escolar e a saída de campo para que a informação, sob os mais variados pontos de vista, gere conhecimento mútuo a educandos e educadores.
Em uma dessas atividades, em parceria com a professopra Simone Zogbi, e o uso de blog como provável ambiente de EAD, além de atividades em sala de aula, utilizando o conteúdo da História do Rio Grande do Sul, na disciplina de História, com alunos de 4ª série do ensino fundamental, foram depois revistos, através de pesquisas no mundo virtual, no laboratório de informática, na visitação à biblioteca escolar e, por fim, saída de campo, visitando jornal, biblioteca, museus e locais históricos. Num dos museus, da Baronesa, na cidade vizinha de Pelotas, os alunos puderem visitar uma exposiçãod e brinquedos antigos e entre curiosos, surpresos e encantados, puderam ver como seus país e avós brincavam, antes da invenção do computador pessoal, da internet, dos videogames, do telefone celular, mp3, etc.
Uma verdadeira viagem no tempo para refletir sobre o papel da tecnologia no passado, presente e futuro. Noutro dia, conversando com a professora Magda, do Currículo por Atividades, soube que um aluno seu comentou não saber como antigamente as pessoas podiam viver sem o fone celular. Contextualizar as coisas e as gentes, no tempo e no espaço, seja na questão das TICs e da própria educação é um dos papéis sociais de todo educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário