sábado, 14 de maio de 2011

Mudando Paradigmas ou Por que devemos reinventar a escola?


Fonte: http://dotsub.com/view/58707cf2-f861-46dd-95c3-62020b4ec8c8

O vídeo acima, Mudando Paradigmas da Educação (ou Por que devemos reinventar a Escola?), trata-se de criativa animação a partir de palestra de Sir Ken Robinson, que redescobri ao visitar o blog Aprendendo em redes, editado pelo professor Sérgio F. Lima, do Rio de Janeiro - RJ, Brasil, que também é editor do blog TICs na Educação.
Preferi utilizar o título da postagem de Sérgio, por achar que tem mais amplitude com o tema, do que o título original da mesma.
Mudando paradigmas da educação, foi produzido pela RSAnimate ( www.theRSA.org ), e lembra-me um pouco, na questão estrutural da animação e roteiro, ao vídeo/animação História das Coisas, já destacado pelo Educa Tube, em 2009.
Mas Ken Robinson agrega a sua palestra um componente a mais: o bom humor, aliado à refinada ironia e à conhecida espirituosidade.

Faço minhas as palavras de Sérgio Lima, na apresentação da animação:

"Gestores, Formadores de Professores e Professores não podem deixar de vê-lo… e pensar sobre o mesmo… e agir para reinventarmos, com urgência, a Escola."

E destaco a parte final da palestra:

"(...) temos que reconhecer que o melhor aprendizado acontece em grupos. Colaboração é a matéria do crescimento. Se atomizamos as pessoas separando e julgando-as separadamente, nós criamos uma espécie de barreira entre elas e o seu ambiente natural de aprendizagem."

De fato, por experiência própria de quase 19 anos na educação, labutando nas mais variadas funções (secretaria, asessoria jurídica, técnico em informática, multiplicador em informática educativa e coordenador de Núcleo de Tecnologia Educacional), percebo, através de diversos projetos que planejei, executei e coordenei, que o processo de ensino-aprendizagem, seja na educação especial, na educação infantil, ensino fundamental e médio, etc, ocorre de forma similar mas cada um tem seu próprio tempo de aprendizagem.

Observação 1: O vídeo possui também legendas em português, bastando clicar no canto inferior esquerdo (choose language) e selecionar a opção.

Observação 2: "Rebobinando a fita magnética" da memória, fui buscar no acervo ainda não publicado deste blog a indicação da amiga Vany Laubé, de São Paulo - SP - Brasil e editora do blog Mosaico Social, que me sugeriu a animação em novembro de 2010, mas por essas coisas do destino, só vim a publicar agora.
Grato a Vany, ao Sérgio e a todos aqueles que socializam ideias e ideais no mundo virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário