quarta-feira, 25 de maio de 2011

Você Sabia? (Did You Know? 3.0)


Fonte: http://youtu.be/ZNfD_oA0pUU

O vídeo acima (produzido em 2008, mas aidna bem atual e instigante), chamado Você Sabia (Did You Know? 3.0), descobri por acaso, procurando outro vídeo para trabalhar nas formações com professores e agentes educacionais (servidores públicos estaduais), aqui no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Rio Grande - RS - Brasil.
Dados que promovem a reflexão para o Novo Mundo da informação e da comunicação em que vivemos.
Destaco uma parte do vídeo que é emblemática desses Tempos Modernos:

"Estamos preparando os estudantes para empregos que ainda não existem e que usarão tecnologias que ainda não fora inventadas para resolver problemas que ainda nem sabemos que serão problemas".

Que remete a citação que o coleg'amigo Robson Freire, educador de Itaperuna - RJ - Brasil e editor do premiadíssimo blog Caldeirão de Ideias me indicou via Twitter:

“Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu" - Luis Fernando Veríssimo.

Na verdade, vai de encontro a minha filosofia de vida e de trabalho, de que precisamos preparar os alunos e também os professores, não apenas para a questão pura e simples do maquinário, mas nos prepararmos como usuários, para a mudança de nossa postura de meros reprodutores de conteúdo de terceiros para produtores de conteúdo educacional relevante próprio, apropriando-nos das Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC's) na promoção de uma aprendizagem e ensino significante a todos.
Mais do que preparar para a questão mecanicista da utilização do maquinário, precisamos focar na postura do usuário, que favoreça a troca e a divulgação de experiências, seja na rede lógica ou na social, usando tecnologia de ponta (lousa digital, tablet, ipad etc) ou tecnologias convencionais (giz, quadro etc).

Abaixo, apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Este vídeo mostra uma visão da Nova Era da Informação e da Comunicação no Mundo. Como a Tecnologia tem mudado a maneira de comunicarmos e como o fluxo de tanta informação tem se multiplicado exponecialmente. Uma ênfase nas Mídias Sociais e como ela veem revolucionando nossas vidas e a maneira de como nós nos relacionamos e buscamos as informações que precisamos.

3.0 para 2008 - Edição Revisada e recém-criada por Karl Fisch, e modificado por Scott McLeod; Globalização e Era da Informação. Foi ainda adaptado pela Sony BMG em uma reunião executiva realizada em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário