sábado, 14 de maio de 2011

A evolução da web: da reprodução de terceiros à produção de conteúdo próprio


Fonte: http://youtu.be/Bc0oDIEbYFc

Visitando o blog Lousa Digital, da educadora Sonia Bertocchi, de São Paulo - SP - Brasil, descobri esse pequeno vídeo Web 2.0 que, de forma didática e visual, demonstra a evolução das ferramentas usadas no mundo digital, desde sua mera reprodução e transmissão (web 1.0) à sua produção, de forma colaborativa e cooperativa, mundo afora (web 2.0).
Atualmente, o mundo virtual tornou-se mesmo uma "aldeia digital", através de vários recursos tecnológicos que aproximam pessoas, mesmo morando distantes.
Na educação, tais ferramentas tem proporcionado que educadores inovadores possam divulgar seus projetos, atividades e pensamentos, através de blogs, listas de discussão, e-mails, vídeos, apresentações de slides etc.
O local e o universal se comunicam a todo instante...
Eis o verdadeiro reality show da educação... Mas ainda é um caminho longo, mas uma jornada sem volta, pois a menos que aconteça alçgo inusitado, a tendência é que cada vez as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) passem a fazer parte do cotidiano social e educacional.
É um processo irreversível e aqueles que não se integrarem a ele e não tiverem consciência que educador também precisa manter-se um processo de ensino-aprendizagem constante, estará fadado e isolar-se cada vez mais, reproduzindo processos, sem produzir conteúdo significativo...

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Evolution of the Web site technology from the beginning till Web 2.0
For more videos visit http://www.notinwords.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário