sábado, 1 de setembro de 2012

O Desafio da Educação: Qual o papel da escola (entrevista com Max G. Haetinger)



O vídeo acima, O Desafio da Educação: Qual o papel da escola, trata-se de entrevista com Max G. Haetinger (conferencista, escritor e mestre em educação) e foi indicação via Facebook da coleg'amiga Elis Zampieri, professora da Educação Especial e coordenadora pedagógica da APAE de Curitibanos, SC, Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE. Como bem destacou Elis do vídeo, no Facebook: "A psicologia diz que alguém pra se sentir efetivamente capaz de interelacionar num ambiente e se sentir responsável por este ambiente, esta pessoa tem que se sentir ou se reconhecer nesse ambiente... " e ainda como ela enfatiza: "Aplique-se isso a educação e entender-se-á porque alguns alunos dão problemas na escola".
Max diz que há "uma nova construção de um ser humano essencialmente tecnológico" e que "a escola deve propor um novo ambiente, com a tecnologia agregada que faça a diferença". E faz a distinção entre tecnologia e parafernália eletrônica, que é o que o Educa Tube sempre declara, pois usar TV, vídeo, internet na sala de aula, sem uma proposta pedagógica é mera recreação ou enrolação.
É preciso sim dialogar e falar a língua do aluno, promovendo a identidade entre professor e alunos, e para isso, segundo Haetinger, há que se "desenvolver o potencial de aprendizagem, através de textos e hipertextos colaborativos, em co-autoria. Dar vazão às múltiplas competências, tendo a tecnologia como a mola propulsora, que segundo ele gera a "tecnofobia", que é esta resistência e medo ao uso das TIC, mídias e redes sociais no ambiente escolar, por boa parte dos professores que cresceram com a questão do "não mexe que estraga!".
De acordo com Max a maquinas existem com base na experimentação e que o professor precisa indicar caminhos. Que até os anos 1990 era considerada a era mecânica, de máquinas para execução de tarefas; depois, com a invenção do microchip, que tem memória, as maquinas foram pensadas para a produção de conhecimento. Afinal, memória existe atualmente em qualquer máquina. Segundo Haetinger, usamos apenas 12% de nossa memória no dia a dia, e a máquina fará isso por nós. Que precisamos é desenvolver a criatividade e a curiosidade para o uso das máquinas. Que conhecimento puro possui o Google, mas só que ele por si só não basta, é preciso saber utilizar toda essa informação.
E, por fim, trata da questão do desafio social, pois quem tem que mais mudar são os nossos professores, já que os alunos chegam prontos. São como digo, autodidatas. Para Max, e o Educa Tube, concorda plenamente: "Para entender este mundo que esta aí, fique mais proximos de seus filhos, alunos. Pois será o século em que a comunidade deve estar junto da escola para produzir este novo ser".
Um ótimo material para reflexão e motivação do educador do século XXI.

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