sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Luz, câmera, ação! 1 esteira, 2 paredes, 3 projetores e um videoclipe genial



O incrível videoclipe acima, Sweater, da banda Willow, descobri por acaso no You Tube, quando procurava por outro clipe e me impressionou pelo visual, pela canção, mas, acima de tudo, pela criatividade, originalidade e simplicidade.
Uma esteira, 2 paredes brancas e 3 projetores e o resultado é um videoclipe genial, que penso em possibilidades educacionais.
Não apenas no sentido de reproduzí-lo em sala de aula, mas de inspirara algum projeto usando um telão, ou uma parede branca, um datashow e projetar imagens, seja do Google Earth, seja do algum filme, documentário, como pano de fundo, cenário para algum curta-metragem entre alunos e professores, seja sobre história, literatura, arte, cultura, matemática, geografia, ciência, educação ambiental ou qualquer outra área do conhecimento.
Como dizia o cineasta Glauber Rocha: "uma ideia na cabeça e uma câmera na mão", e o resto deixem a cargo da criatividade dos alunos, de seu trabalho coletivo. Múltiplas possibilidades de uso da internet, da televisão, cinema e datashow na educação.
Estou pensando em algumas, conversando com colegas, quem sabe um dia também crie um audiovisual para publicação aqui no Educa Tube. :-)))
Abaixo, vídeo que mostra o processo de criação do videoclipe Sweater, da banda Willow :



Aproveito a oportunidade desta postagem, em função do nome da banda ser homônimo a de um filme do meu imaginário infanto-juvenil, chamado Willow na Terra da Magia, abaixo, que é além de recreativo, trata de valores e limites, ainda que se tratando de uma "terra mística":



Abaixo, sinopse do referido filme:

Numa terra mística onde o mágico é real, vive Willow Ufgood, um pequeno fazendeiro Nelwin que sonha em ser um feiticeiro. Willow se torna guardião de um bebê pertencente aos Daikinis, guerreiros temidos pelos Nelwin.
De acordo com a profecia, a criança deverá destruir a malvada feiticeira Bavmorda e acabar com seu reinado de terror... A menos que a bruxa possa destruir a criança primeiro. Willow começa uma perigosa e fabulosa jornada para manter a criança a salvo, junto a dois duendes gozadores, um guerreiro rebelado e um feiticeiro bondoso.
Sua viagem numa terra dilacerada pela guerra se torna uma odisséia de selvagens batalhas e a fuga de Bavmorda. Só resta ao povo de Nockmar e as forças rebeldes reunirem seus guerreiros e convocar todos os poderes num empenho pela vida de uma criança marcada pelo destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário