sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Era da Estupidez: cinema e educação ambiental




O filme acima, A Era da Estupidez (The Age of Stupid), da diretora Franny Armstrong, lançado em 2009, retrata o hipotético e apocalíptico ano de 2055, em que um arquivista em um imenso Museu de Imagens do Passado, solitário, prepara a última mensagem, em nome da Humanidade que não existe mais, para ser enviado ao espaço, como alerta aos que a encontrarem.
Um filme impactante, mas apropriado para tratar de meio ambiente e educação ambiental no ambiente escolar.
Abaixo, fragmento de resenha, extraída do portal Planeta Sustentável:

"O trabalho deste filme é mais extremado do que Uma Verdade Inconveniente, mais independente (em grande parte financiado por dinheiro de indivíduos ou de grupos), e inovador também em sua distribuição (transmitido por link de satélite para 700 cinemas simultaneamente, em mais de 50 países).
A estréia aconteceu em Nova York e as celebridades chegaram de bicicletas e carros elétricos, desfilando depois em um tapete verde, feito de garrafas de plástico recicladas. Cientistas trabalhando nas florestas tropicais da Indonésia e nas geleiras do Himalaia também faziam parte da platéia, dramatizando ainda mais o conteúdo do filme e sua seriedade - com um roteiro construído sobre cenários e modelos criados com rigor por acadêmicos.
Depois da estreia, um evento de 40 minutos reuniu Kofi Annan, Gillian Anderson (de X-Files), e Thom Yorke, do Radiohead. Ah, e o acontecimento todo foi movido a energia solar. Com tudo isto, por sua mensagem e pela maestria de sua realização, tornou-se um cult instantâneo. Sua produção, e esta é uma informação coerente, emitiu 94 mil quilos de CO2".


Fonte:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/url-a-era-da-estupidez-franny-armstrong-pete-postlethwaite-618453.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário