quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Abrigo da Tempestade: a história da profª. Reifler

Shelter from the Storm from John X. Carey on Vimeo.


O belo e motivador vídeo acima, Abrigo da Tempestade, descobri no Vimeo, e trata-se da inspiradora história da Srª. Reifler, professora de escola primária Wilcox Elementary School, da zona leste de Los Angeles (EUA), que educa seus alunos sobre a importância de viver uma vida que tenha sentido. Alunos de famílias de baixa renda que tem na professora Reifler um breve refúgio.
De fato, muitas vezes, alunos tem na escola e no educador o seu abrigo particular na tempestade interior, ainda que nem todos os professores se deem conta disto, deste papel social que exercem na vida de seus educandos. Da "pedagogia do exemplo" que proporcionam nas crianças e jovens.
Apesar de todo o desgaste, dos desafios, dos limites, dos problemas que a educação enfrenta, o educador - principalmente o bom educador - ainda é uma referência para o aluno, podendo ser positiva ou não.
Gentileza gera gentileza, mais do que lema, uma constatação. Carinho, afetividade, diálogo são ferramentas poderosas a qualquer educador, seja pai ou professor, para exercer sua profissão de fé na vida e no outro. Eis uma das grandes lições de vida que a própria vida e alguns de meus professores me ensinaram e que tento também compartilhar com colegas, amigos e alunos.
"Um momento com um bom professor pode dar uma esperança de vida", frase que finaliza o vídeo, e que serve de reflexão e motivação. Esperança, refúgio, abrigo nas tempestades, interiores e exteriores, com certeza.

Abaixo, links para algumas postagens do Educa Tube, sobre filmes inspirados em situações reais, de educadores que foram também abrigos na tempestade:

Escritores da Liberdade

O Preço do Desafio

O Contador de Histórias

Observação do Educa Tube: Só localizei versão em inglês, sem legendas de Abrigo da Tempestade. Procurei no You tube, mas não achei este vídeo. Se alguém localizar, favor indicar link aqui, nos comentários desta postagem. Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário