sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Animação da Nasa sobre aumento da temperatura na global de 1880 - 2011



O vídeo acima trata-se de animação da Nasa sobre aumento da temperatura global de 1880 - 2011, e me foi inciada, via e-mail do prof. Robert Betito, do IFRS - Campus Rio Grande, da cidade do Rio Grande, RS, Brasil.
Segundo notícia do Jornal da Ciência:

" A NASA criou o vídeo evidenciando as mudanças que ocorreram até os dias de hoje. Isso mostra que as emissões de gases de efeito estufa liberados na produção de energia, indústrias em geral e veículos, aumentam as temperaturas – com um grande pico na década de 1970.
O Instituto Goddard para Estudos Espaciais, da NASA, monitora as temperaturas globais da superfície terrestre em uma base contínua, criando o vídeo que revela os dados científicos colhidos.
“Sabemos que o planeta está absorvendo mais energia do que está emitindo”, disse James Hansen, diretor do instituto em entrevista ao DailyMail.
“Então, vamos continuar a presenciar tendências de temperaturas mais elevadas. Mesmo com os efeitos de resfriamento de eventos como La Niña e baixa atividade solar”, salientou.
“Foram registrados nos primeiros 11 anos do século 21, temperaturas maiores do que as registradas no meio e final do século 20”, comentou Hansen.
Na animação, as regiões vermelhas indicam temperaturas mais altas do que a média do período inicial entre 1951 e 1980, enquanto as azuis indicam temperaturas mais baixas do que a média de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário